Meteorologia

  • 24 ABRIL 2024
Tempo
18º
MIN 13º MÁX 24º

Dezenas de pessoas pedem em Ceuta a abertura da fronteira com Marrocos

Várias dezenas de pessoas juntaram-se na madrugada de hoje na fronteira do Tarajal, que separa o enclave de Ceuta de Marrocos, para pedir a abertura da passagem entre o território espanhol e o país africano.

Dezenas de pessoas pedem em Ceuta a abertura da fronteira com Marrocos
Notícias ao Minuto

11:23 - 14/04/22 por Lusa

Mundo Ceuta

A concentração de pelo menos uma centena de pessoas - incluindo várias famílias com crianças - ocorreu por volta da meia-noite, quando estas se dirigiram para a área e começaram a gritar "abram as fronteiras", disseram fontes da polícia à agência de notícias Efe.

A Polícia Nacional mobilizou várias unidades na zona fronteiriça, enquanto a Guarda Civil teve que cortar o tráfego no local para evitar acidentes, uma vez que algumas pessoas estavam a ocupar a estrada.

As pessoas concentradas disseram que tinham informações de que hoje a fronteira seria aberta, o que foi negado pela Delegação do Governo espanhol em Ceuta.

A Polícia Nacional informou a multidão que se tratava de rumores infundados e que a passagem de fronteira ainda não tinha data de abertura, tendo as pessoas deixado pacificamente a zona passada uma hora.

A manifestação ocorreu depois de alguns meios de comunicação marroquinos informarem que a passagem de fronteira - encerrada desde 12 de março de 2020 - seria hoje reaberta.

A Delegação do Governo em Ceuta declarou à Efe que ainda não há data oficial de abertura e que continuam a ser realizadas obras de melhoramento nas alfândegas para a adaptar às necessidades atuais.

Leia Também: Marrocos reforça fronteira com Ceuta com receio de aumento de entradas

Recomendados para si

;
Campo obrigatório