Meteorologia

  • 23 ABRIL 2024
Tempo
23º
MIN 13º MÁX 24º

Blackberrys podem fazer mal à saúde

Vários especialistas em alergias concluíram que os Blackberry são mais propensos a provocar alergias nos utilizadores do que os outros smartphones devido à presença de níquel, um metal potencialmente alergénico.

Blackberrys podem fazer mal à saúde
Notícias ao Minuto

16:10 - 09/11/12 por Notícias Ao Minuto

Mundo Alergias

Quem é mais propenso a alergias deve ter cuidado com os telefones Blackberry. O alerta foi feito pelo Colégio Americano de Alergia, Asma e Imunologia, no seu encontro científico anual. Os especialistas testaram várias marcas de smartphones, fazendo uma avaliação da quantidade de cobalto e níquel, dois metais potenciais alergénicos.

“Cerca de um terço de todos os Blackberrys contém níquel, mas nem níquel nem cobalto foram encontrados em iPhones ou Andróides”, afirmou a alergologista Tania Mucci. “Ambos os metais podem provocar reacções alérgicas como manchas secas e comichão nas bochechas, na linha do maxilar e nas orelhas”, acrescentou a especialista.

Dos modelos mais antigos - actualmente menos populares -, cerca de 91% contém níquel e 52% acusou a presença de cobalto. Estes metais são vulgarmente utilizados em produtos comos moedas, jóias e até maquilhagem. De acordo com os cientistas, o níquel é o mais perigoso dos dois, provocando reacções alérgicas a 17% das mulheres e 3% dos homens.

Os sintomas podem incluir vermelhidão, inchaço, comichão, eczema, bolhas e chagas, nos piores casos.

Luz Fonacier, outra alergologista presente no encontro científico, recomenda aos utilizadores de equipamentos da Blackberry, que sejam sensíveis a alergias, que evitem conversas prolongadas ao telefone ou passem muito tempo a escrever mensagens ou emails.

Para quem vive com o telemóvel colado aos ouvidos - com alergias ou sem elas - o melhor é mesmo comprar uma capa em plástico ou usar auriculares.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório