Meteorologia

  • 26 ABRIL 2024
Tempo
12º
MIN 12º MÁX 17º

Incêndio destruiu pelo menos 150 estruturas no Novo México

Um incêndio florestal atingiu bairros de uma comunidade montanhosa no Estado do Novo México, afetado pela seca, destruindo pelo menos 150 estruturas e forçando a retirada de 1.700 alunos de escolas, divulgaram quarta-feira as autoridades norte-americanas.

Incêndio destruiu pelo menos 150 estruturas no Novo México
Notícias ao Minuto

06:47 - 14/04/22 por Lusa

Mundo Incêndio florestal

Entre as estruturas afetadas estavam habitações, mas as autoridades não adiantaram quantas ficaram destruídas no incêndio que percorreu pelo menos 16,6 quilómetros quadrados de floresta a leste da comunidade de Ruidoso.

Até ao momento não foi reportada nenhuma morte ou ferimento resultante do incêndio, cuja gravidade foi provocada por rajadas de vento entre os 80 km/h e 155 km/h, referiu Laura Rabon, porta-voz da Floresta Nacional de Lincoln.

As causa do incêndio estão agora a ser investigadas, acrescentou.

Duas escolas de Ruidoso foram evacuadas, mas nenhuma delas ardeu.

As autoridades da localidade declararam estado de emergência para a comunidade e determinaram o cancelamento das aulas, devido a quebras de energia e quedas de linhas de energia.

A maioria das residências afetadas pelo fogo eram principalmente trailers e casas unifamiliares, sendo que 4.000 pessoas foram retiradas das suas habitações.

Uma porta-voz da vila explicou que as autoridades estão a tentar avaliar ao máximo os danos antes do final do dia, quando se deve voltar a fazer sentir o vento forte, aumentando o risco de incêndio.

Ruidoso sofreu em 2012 um dos incêndios florestais mais destrutivos da história do Novo México, quando um incêndio provocado por um raio destruiu mais de 240 casas e queimou quase 181 quilómetros quadrados.

O último foco de incêndio estava a arder ainda durante a madrugada de terça para quarta-feira, embora com menos intensidade, acrescentaram as autoridades.

No entanto, as previsões de tempo seco e níveis de humidade baixos elevam o risco, acrescentaram.

Em outras localidades do Novo México, vários incêndios florestais estavam ativos ao longo do Rio Grande, ao sul de Albuquerque, nas montanhas a noroeste da comunidade de Las Vegas e nas pastagens ao longo do rio Pecos, perto da cidade de Roswell.

Leia Também: 115 milhões para preservação das florestas e combate aos incêndios

Recomendados para si

;
Campo obrigatório