Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
17º
MIN 14º MÁX 21º

Conflito entre milícias faz 14 mortos na RDCongo

Um conflito entre milícias comunitárias na província de Maniema, no leste da República Democrática do Congo (RDCongo), sobre o poder e o controlo das zonas mineiras, causou pelo menos 14 mortos em combates recentes, disseram hoje fontes locais.

Conflito entre milícias faz 14 mortos na RDCongo
Notícias ao Minuto

17:00 - 13/04/22 por Lusa

Mundo Congo

Os combates registaram-se entre elementos de dois grupos armados Mai Mai, disse o administrador do território Kabambare (adjacente ao Kivu do Sul), Modeste Ngimbi.

"O nosso balanço é de 14 mortos, registados de ambos os lados, bem como um deslocamento maciço da população" para localidades próximas do local dos confrontos, acrescentou.

No início desta semana realizou-se uma reunião de coordenação humanitária sobre a situação no território de Kabambare.

Um participante confirmou, sob a condição de anonimato, que os três dias de luta, entre sábado e segunda-feira, resultaram em 14 mortes, das quais duas de combatentes e as restantes de civis.

Foram também relatadas violações, torturas, pilhagens e destruição de bens, bem como a presença de crianças nas fileiras de grupos armados.

Adiantou que a situação de segurança se deteriorou desde dezembro último nesta região, onde existe uma luta pelo poder entre as comunidades, especialmente pelo controlo das minas de ouro.

Leia Também: RDCongo. Libertados negociadores sequestrados há dois meses por milícia

Recomendados para si

;
Campo obrigatório