Galápagos. Cientistas marcam raias para identificar padrões migratórios

Um grupo de cientistas marcou dez raias manta nas Ilhas Galápagos para identificar os padrões de migração e o número de indivíduos desta espécie na região, revelou na segunda-feira a direção do Parque Nacional de Galápagos (PNG).

Equador is known for... Galápagos Islands

© iStock

Lusa
12/04/2022 06:37 ‧ 12/04/2022 por Lusa

Mundo

Galápagos

Seis destas raias manta foram marcadas com dispositivos acústicos que irão transmitir dados para recetores instalados em diferentes pontos do arquipélago e da região, durante cinco anos.

As quatro restantes foram marcadas com dispositivos que vão gerar informações via satélite, em tempo real, sobre os movimentos desta espécie nos próximos meses, salientou o PNG, citado pela agência EFE.

Os dois sistemas de monotorização irão ajudar a seguir as raias manta na reserva marinha das Ilhas Galápagos, no Equador.

O projeto está a ser desenvolvido por cinco cientistas e técnicos do DPNG, da Universidade San Francisco de Quito e da Fundación Megafauna Marina del Ecuador, que realizaram uma expedição ao sul e leste da Ilha Isabela.

A expedição permitiu ainda identificar dois importantes locais de concentração desta espécie, que passará a estar monitorizada continuadamente.

Para o diretor do PNG, Danny Rueda, é importante conhecer as principais áreas de concentração, a abundância populacional, os padrões de migração e a conectividade desta espécie a nível local e regional.

"Esta informação vai permitir-nos desenvolver estratégias de conservação e gestão das raias manta, uma vez que algumas espécies estão classificadas como ameaçadas de extinção na lista vermelha da União Internacional para a Conservação da Natureza (IUCN)", sublinhou.

A equipa de investigadores recolheu amostras de três espécies de raias para comprar com outras populações que habitam a região.

Foi ainda aplicada a técnica de foto-identificação de espécies, que consiste na captura de uma imagem do ventre da raia manta que possui um padrão de cor único.

A imagem é carregada para uma plataforma onde pode ser comparada com outras fotografias tiradas em outras partes do mundo e assim determinar o alcance de distribuição.

O arquipélago de Galápagos, formado por treze grandes ilhas, seis menores e 42 ilhotas, está localizado no oceano Pacífico, cerca de mil quilómetros a oeste das costas continentais do Equador, e foi declarado património da humanidade pela UNESCO em 1978.

Devido à sua rica biodiversidade, é considerado um laboratório natural, o que permitiu ao cientista inglês Charles Darwin (1809-1882) desenvolver a sua teoria sobre a evolução e seleção natural das espécies.

Leia Também: Setúbal mantém restrições a carros nos acessos às praias da Arrábida

Partilhe a notícia

Escolha do ocnsumidor 2025

Descarregue a nossa App gratuita

Nono ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas