Meteorologia

  • 26 ABRIL 2024
Tempo
13º
MIN 12º MÁX 17º

Galápagos. Cientistas marcam raias para identificar padrões migratórios

Um grupo de cientistas marcou dez raias manta nas Ilhas Galápagos para identificar os padrões de migração e o número de indivíduos desta espécie na região, revelou na segunda-feira a direção do Parque Nacional de Galápagos (PNG).

Galápagos. Cientistas marcam raias para identificar padrões migratórios
Notícias ao Minuto

06:37 - 12/04/22 por Lusa

Mundo Galápagos

Seis destas raias manta foram marcadas com dispositivos acústicos que irão transmitir dados para recetores instalados em diferentes pontos do arquipélago e da região, durante cinco anos.

As quatro restantes foram marcadas com dispositivos que vão gerar informações via satélite, em tempo real, sobre os movimentos desta espécie nos próximos meses, salientou o PNG, citado pela agência EFE.

Os dois sistemas de monotorização irão ajudar a seguir as raias manta na reserva marinha das Ilhas Galápagos, no Equador.

O projeto está a ser desenvolvido por cinco cientistas e técnicos do DPNG, da Universidade San Francisco de Quito e da Fundación Megafauna Marina del Ecuador, que realizaram uma expedição ao sul e leste da Ilha Isabela.

A expedição permitiu ainda identificar dois importantes locais de concentração desta espécie, que passará a estar monitorizada continuadamente.

Para o diretor do PNG, Danny Rueda, é importante conhecer as principais áreas de concentração, a abundância populacional, os padrões de migração e a conectividade desta espécie a nível local e regional.

"Esta informação vai permitir-nos desenvolver estratégias de conservação e gestão das raias manta, uma vez que algumas espécies estão classificadas como ameaçadas de extinção na lista vermelha da União Internacional para a Conservação da Natureza (IUCN)", sublinhou.

A equipa de investigadores recolheu amostras de três espécies de raias para comprar com outras populações que habitam a região.

Foi ainda aplicada a técnica de foto-identificação de espécies, que consiste na captura de uma imagem do ventre da raia manta que possui um padrão de cor único.

A imagem é carregada para uma plataforma onde pode ser comparada com outras fotografias tiradas em outras partes do mundo e assim determinar o alcance de distribuição.

O arquipélago de Galápagos, formado por treze grandes ilhas, seis menores e 42 ilhotas, está localizado no oceano Pacífico, cerca de mil quilómetros a oeste das costas continentais do Equador, e foi declarado património da humanidade pela UNESCO em 1978.

Devido à sua rica biodiversidade, é considerado um laboratório natural, o que permitiu ao cientista inglês Charles Darwin (1809-1882) desenvolver a sua teoria sobre a evolução e seleção natural das espécies.

Leia Também: Setúbal mantém restrições a carros nos acessos às praias da Arrábida

Recomendados para si

;
Campo obrigatório