Meteorologia

  • 26 ABRIL 2024
Tempo
13º
MIN 12º MÁX 17º

Irão pede a talibãs mais segurança para as representações diplomáticas

O Irão apelou aos talibãs, na segunda-feira, para que melhorem as condições de segurança nas suas instalações diplomáticas no país, depois de o seu consulado em Herat ter sido apedrejado por manifestantes, segundo a imprensa estatal.

Irão pede a talibãs mais segurança para as representações diplomáticas
Notícias ao Minuto

06:13 - 12/04/22 por Lusa

Mundo Talibãs

O porta-voz do Ministério dos Negócios Estrangeiros, Saeed Khatibzadeh, disse que é preciso fazer mais do que se tem feito, depois de manifestações perante a embaixada iraniana em Cabul e o consulado em Herat, no domingo, terem degenerado em violência.

Nas últimas semanas, têm sido divulgados vídeos nas redes sociais, sem autoria confirmada, de refugiados afegãos a serem torturados no Irão, o que enfureceu muitos afegãos. O Irão negou as acusações.

Khatibzadeh disse que "devem ser fornecidos uma segurança total e as garantias necessárias para a embaixada e os representantes do Irão em Herat e outras cidades do Afeganistão".

A agência noticiosa semioficial iraniana Fars relatou que os manifestantes, levados para o consulado em Herat de áreas rurais próximas, atiraram pedras às portas e às janelas do edifício.

Acrescentou que as forças talibãs dispersaram os manifestantes com tiros para o ar e culparam grupos pró-ocidentais no país pela pelo evento.

Na capital Cabul, cerca de 20 manifestantes juntaram-se nas redondezas da embaixada, onde gritaram 'morte ao Irão', em protesto contra os vídeos, que conheceram uma difusão viral.

O número de refugiados afegãos que fogem para o Irão tem aumentado desde que os talibãs tomaram o poder no Afeganistão, em agosto.

Na semana passada, o ministro dos Negócios Estrangeiros iraniano, Hossein Amirabdollahian, disse que o número de afegãos no Irão passou de cerca de quatro milhões antes da tomada de poder pelos talibãs para cinco milhões.

Leia Também: Afeganistão. Pelo menos 11 talibãs morrem em acidente rodoviário

Recomendados para si

;
Campo obrigatório