Meteorologia

  • 29 MARçO 2024
Tempo
14º
MIN 8º MÁX 15º

EUA. Adolescentes recrutados para transporte ilegal de migrantes

As autoridades federais no Novo México continuam a tentar reprimir esta prática.

EUA. Adolescentes recrutados para transporte ilegal de migrantes
Notícias ao Minuto

15:43 - 11/04/22 por Notícias ao Minuto

Mundo Estados Unidos

Há já vários anos que jovens mexicanos têm vindo a ser recrutados para transportar migrantes do México para os Estados Unidos. Porém, a Reuters reporta agora vários casos de adolescentes norte-americanos que seguiram o mesmo caminho, amealhando assim algum dinheiro extra para as suas despesas.

É este o caso de Santi, de 17 anos, que foi contratado por contrabandistas para fazer tal transporte, recebendo todas as informações acerca das tarefas a cumprir no seu telemóvel.

De acordo com a Alfândega e Proteção de Fronteiras dos Estados Unidos, regista-se um número crescente de adolescentes americanos, residentes em comunidades que vão do Texas à Califórnia, recrutados para transportar migrantes que atravessam a fronteira sudoeste do país.

De facto, cerca de um em cada quatro condutores apanhados, na zona de Sunland Park-Santa Teresa, a fazer tal transporte ilegal de migrantes no ano passado eram menores, sendo a maioria deles americanos que viviam no local, segundo a Patrulha de Fronteiras dos Estados Unidos, que começou a registar os dados dos condutores juvenis no ano fiscal de 2021.

No desempenhar das suas tarefas, os recrutadores garantem aos adolescentes que é pouco provável que enfrentem consequências legais pelo facto de serem menores, noticia a Reuters, que cita aqui cerca de duas dúzias de funcionários do governo e das forças de autoridade, advogados, defensores dos migrantes e residentes locais.

Os adolescentes a partir dos 14 anos de idade têm vindo a tomar conhecimento do 'ofício' através das redes sociais e dos seus próprios amigos, transportando essencialmente adultos mexicanos. Os jovens condutores podem ganhar centenas de dólares por migrante - ao passo que os habitantes locais chamam-lhes, na brincadeira, de "Ubers".

As autoridades federais no Novo México continuam a tentar reprimir esta prática - visto que estes adolescentes tendem a fugir a alta velocidade quando os agentes tentam detê-los, de acordo com os agentes da Patrulha de Fronteiras. Algo que leva, claro está, a perseguições e a acidentes.

Leia Também: Presidente mexicano segue no cargo apesar de referendo com pouca adesão

Recomendados para si

;
Campo obrigatório