Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
20º
MIN 15º MÁX 21º

Trump apoia 'Dr. Oz' na corrida ao Senado norte-americano

Conhecido pela sua presença televisiva, Mehmet Oz luta para ser senador no estado da Pensilvânia, uma região com a qual tem pouca relação.

Trump apoia 'Dr. Oz' na corrida ao Senado norte-americano
Notícias ao Minuto

10:50 - 11/04/22 por Hélio Carvalho

Mundo EUA

O conhecido 'Dr. Oz' (ou Mehmet Oz), navegando entre críticas pelo seu historial (pouco) médico e reduzida relação com o estado da Pensilvânia, no qual tenta ser nomeado o candidato republicano, recebeu no sábado um apoio de peso na esfera política conservadora.

Num comício na Carolina do Norte, o antigo presidente Donald Trump, que mantém uma forte influência no Partido Republicano e nos eleitores conservadores, anunciou o seu apoio à antiga estrela de televisão e candidato pela primeira vez a um cargo político.

"Conheço o 'Dr. Oz' há muitos anos, como tantos outros, mesmo que apenas através do seu bem-sucedido programa de televisão", disse Trump, citado pelo New York Times, aludindo ao 'Dr. Oz Show'.

O ex-chefe de Estado, que continua a ser julgado por uma comissão do Senado pelo seu papel no ataque do dia 6 de janeiro de 2021 ao Capitólio, elogiou Mehmet Oz, vincou que "até ele ['Dr. Oz']" disse que Trump tinha uma saúde "extraordinária" e comparou a sua origem através de reality-shows com a popularidade de Oz.

Num comunicado, publicado através do Twitter, Mehmet Oz agradeceu o apoio do ex-presidente, num texto que espelha, de início ao fim, o tom e as mensagens propagadas por Trump. "Como o próximo senador da Pensilvânia, irei defender as políticas América Primeiro. Lutarei para libertar a energia americana, para proteger a Segunda Emenda [sobre o direito constitucional de ter armas] e limpar o pântano de Washington", disse Oz.

'Dr. Oz' tenta garantir a renhida nomeação para ser o candidato republicano ao cargo de senador pelo estado da Pensilvânia, uma eleição que terá lugar em novembro, durante as Eleições Intercalares nos EUA. Tendo em conta que os democratas têm a mais mínima das margens no Senado - 50-50, com o desempate garantido pela vice-presidente democrata Kamala Harris -, a corrida na Pensilvânia torna-se muito importante.

Os republicanos têm esperança em conseguir manter o lugar republicano de Pat Toomey, enquanto que os democratas procuram 'roubar' um senador e tornar o estado da Pensilvânia completamente 'azul' no Senado.

A campanha de Mehmet Oz tem sido marcada por muitas críticas sobre o seu passado. A carreira de Oz foi construída durante décadas na televisão, a vender produtos diuréticos e tratamentos "milagrosos" (palavras do próprio) para perder peso - no entanto, os seus métodos, que valeram uma vida de multimilionário, foram questionados por jornais e pela justiça, devido à publicidade enganosa e enorme influência em vender produtos não-aprovados ou certificados.

Na corrida na Pensilvânia, os seus adversários também têm atacado o facto de Mehmet Oz ter uma relação muito superficial com o estado da Pensilvânia. Oz só se registou para votar na Pensilvânia em outubro de 2020, um mês antes de anunciar a sua candidatura. Até então, a estrela de televisão viveu a vida toda em Nova Jérsia.

Oz disputa a candidatura republicana com Sean Parnell, David McCormick e Jeff Bartos, os três republicanos mais bem posicionados (além de Oz) para garantir o lugar. Do lado democrata, o candidato favorito à vitória é John Fetterman, com o site de jornalismo de dados FiveThirtyEight a prever em dezembro de 2021 uma vitória de Fetterman por uma pequena margem.

Leia Também: 'Dr. Oz' ganha estrela no passeio da fama em Hollywood

Recomendados para si

;
Campo obrigatório