Meteorologia

  • 28 MARçO 2024
Tempo
15º
MIN 11º MÁX 18º

Acordo Nuclear. Irão acusa EUA de tentarem impor novas condições

O ministro dos Negócios Estrangeiros do Irão, Hossein Amir-Abdollahian, acusou hoje os Estados Unidos de tentarem "impor novas condições" durante as negociações em Viena sobre o restabelecimento do acordo nuclear de 2015.

Acordo Nuclear. Irão acusa EUA de tentarem impor novas condições
Notícias ao Minuto

12:01 - 10/04/22 por Lusa

Mundo Acordo nuclear

"Relativamente ao levantamento das sanções, eles [os norte-americanos] estão interessados em impor novas condições fora das negociações", disse Hossein Amir-Abdollahian, citado pela agência noticiosa oficial IRNA.

"Nas últimas duas ou três semanas, o lado norte-americano fez exigências excessivas que contradizem certos parágrafos do texto", apontou ainda o governante iraniano sem adiantar mais detalhes.

O acordo nuclear assinado em 2015 limitou o programa nuclear do Irão, destinado a impedir que Teerão tenha capacidade para obter uma bomba atómica, em troca do levantamento das sanções económicas.

Esse pacto ficou em causa depois de, em 2018, o então Presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, o ter abandonado unilateralmente e retomado as sanções contra o Irão. Em sequência, Teerão começou a renunciar ao pacto e acelerou os seus esforços nucleares e o enriquecimento de urânio.

Desde abril de 2021, com o objetivo de salvar o pacto nuclear, realizaram-se negociações em Viena entre o Irão e a Alemanha, França, Reino Unido, Rússia e China, com a participação indireta dos Estados Unidos.

As negociações foram interrompidas em março depois de a Rússia ter exigido garantias de que as sanções ocidentais impostas após a invasão da Ucrânia não prejudicariam seu comércio com o Irão.

Alguns dias depois, Moscovo disse ter recebido as garantias necessárias, refere a AFP.

"Estávamos prestes a concluir as discussões técnicas com os três países europeus, mas ao mesmo tempo tínhamos que lidar com a guerra na Ucrânia", declarou Amir-Abdollahian.

As negociações para retomar o acordo progrediram, mas as questões pendentes continuam sem solução.

Leia Também: Irão vai prosseguir com atividades de desenvolvimento nuclear

Recomendados para si

;
Campo obrigatório