Meteorologia

  • 25 ABRIL 2024
Tempo
13º
MIN 13º MÁX 19º

AO MINUTO: Aeroporto de Dnipro destruído; "Bucha não aconteceu num dia"

Acompanhe aqui AO MINUTO os mais recentes desenvolvimentos sobre a guerra na Ucrânia.

AO MINUTO: Aeroporto de Dnipro destruído; "Bucha não aconteceu num dia"
Notícias ao Minuto

07:45 - 10/04/22 por Notícias ao Minuto

Mundo Ucrânia/Rússia

Foi há 46 dias que se iniciou a incursão russa pela Ucrânia. Os líderes europeus continuam a mostrar o seu apoio a Kyiv e, depois da visita, na sexta-feira, de Ursula von der Leyen, presidente da Comissão Europeia, e Josep Borrell, Alto representante da União para os Negócios Estrangeiros, ontem foi a vez de uma ida 'surpresa' de Boris Johnson, primeiro-ministro britânico, ao país. 

Na sequência da ida de Johnson a Kyiv, Downing Street divulgou um comunicado, no qual o governante disse ter sido um privilégio conhecer Zelensky, "pessoalmente". Na mesma nota, Boris Johnson considerou que a Ucrânia conseguiu "o maior feito militar do século XXI" ao afastar as forças russas da capital

A Ucrânia detetou, também este sábado, um aumento no nível de contaminação radioativa na inativa central nuclear de Chernobyl, ocupada por tropas russas até 31 de março, embora dentro dos limites.

Acompanhe aqui AO MINUTO os mais recentes desenvolvimentos sobre a guerra na Ucrânia:

15h00 - Boa tarde! Termina aqui este acompanhamento AO MINUTO sobre a guerra na Ucrânia. Para continuar a ler as atualizações, clique aqui.

14h52 - Abertas 5.600 investigações por crimes de guerra cometidos pela Rússia

A Ucrânia abriu 5.600 investigações por alegados crimes de guerra cometidos no território, desde o início da invasão russa, disse hoje a procuradora-geral ucraniana Iryna Venediktova. Em declarações à estação de televisão Sky News, a procuradora considerou o presidente russo Vladimir Putin como "o principal criminoso de guerra do século 21".

14h36 - Mais de 4,5 milhões de refugiados saíram da Ucrânia devido à guerra

Mais de 4,5 milhões de pessoas fugiram da Ucrânia desde o início da invasão ordenada pelo Presidente russo, Vladimir Putin, de acordo com os números atualizados hoje pelo Alto Comissariado das Nações Unidas para os Refugiados (ACNUR). Na atualização de hoje, contam-se 4.503.954 pessoas refugiadas, mais 62.291 do que o número de sábado, no que é o maior movimento de refugiados na Europa desde a Segunda Guerra Mundial.

14h11 - Aeroporto de Dnipro destruído após bombardeamento russo

O aeroporto de Dnipro, uma grande cidade no leste da Ucrânia, foi hoje novamente bombardeado pelos russos e ficou "completamente destruído", anunciou o governador regional. "Novo ataque ao aeroporto de Dnipro. Não sobrou nada. O próprio aeroporto e as infraestruturas próximas foram destruídos. E os mísseis continuam a voar", escreveu Valentin Reznichenko, governador regional, na rede Telegram.

13h51 - Kremlin "preparou o terreno" durante anos para "atrocidades"

O ministro ucraniano dos Negócios Estrangeiros, Dmytro Kuleba, apelou hoje aos investigadores científicos para que estudem os efeitos da propaganda russa, considerando que esta abriu caminho para as atrocidades perpetradas pela Rússia durante a ocupação da cidade de Bucha.

"Bucha não aconteceu num dia. Durante muitos anos, as elites políticas russas e a propaganda incitaram ao ódio, desumanizaram os ucranianos e alimentaram a superioridade russa preparando o terreno para as atrocidades cometidas agora", escreveu Kuleba na sua conta na rede social Twitter.

13h37 - Portugal aceitou 29.477 pedidos de proteção temporária

Portugal aceitou 29.477 pedidos de proteção temporária de cidadãos ucranianos e estrangeiros residentes naquele país, desde o início da ofensiva russa naquele país, a 24 de fevereiro, anunciou hoje o Serviço de Estrangeiros e Fronteiras (SEF).

13h12 - Finlândia presta homenagem às crianças mortas em Mariupol

A Finlândia prestou homenagem, este sábado, às crianças que morreram na cidade ucraniana de Mariupol devido aos ataques levados a cabo por tropas russas naquele território. Numa das principais praças da capital finlandesa, Helsínquia, foram colocados no chão roupas e sapatos que simbolizaram os meninos e meninas que viveram aquele terror.

Notícias ao Minuto Finlândia presta homenagem às crianças mortas em Mariupol© Getty Images

12h57 - Papa Francisco pede "trégua de Páscoa" pela paz na Ucrânia

O Papa Francisco pediu hoje uma "trégua de Páscoa" pela paz na Ucrânia para acabar com "a loucura da guerra", após a homília do Domingo de Ramos, que marcou o regresso dos fiéis à Basílica de São Pedro.

12h33 - Cruz Vermelha ficou às portas de Mariupol durante a semana passada

A Cruz Vermelha tentou sem sucesso entrar, durante a semana passada, na cidade de Mariupol, alvo de intensos bombardeamentos russos, afirmou hoje o chefe da delegação ucraniana da organização. "A nossa equipa tentou durante cinco dias entrar em Mariupol", afirmou Pascal Hundt à televisão britânica Sky News, acrescentando que "as garantias de segurança não eram boas" e que os socorristas tiveram de voltar para trás a cerca de 20 quilómetros da cidade do sudeste do país.

12h21 - UE discute amanhã novo pacote de sanções contra a Rússia

Os ministros dos Negócios Estrangeiros da União Europeia discutem, na segunda-feira, um sexto pacote de sanções contra a Rússia, mas a suspensão das compras de petróleo e gás divide os 27.

12h18 - Zelensky falou este sábado com Scholz

Volodymyr Zelensky, presidente da Ucrânia, e Olaf Scholz, chanceler alemão, falaram este sábado ao telefone e, no Twitter, o chefe de Estado ucraniano revelou o conteúdo da chamada: "Tive uma conversa por telefone com Olaf Scholz. Enfatizámos que todos os perpetradores de crimes de guerra devem ser identificados e punidos. Também discutimos sanções anti-Rússia, defesa e apoio financeiro à Ucrânia".

11h52 - "Simbolismo na essência soviética". Rússia espera "vitória" a 9 de maio

Vadym Prystaiko, embaixador ucraniano no Reino Unido, falou este sábado de manhã com a SkyNews, um dia depois de Boris Johnson, o primeiro-ministro-britânico, se ter dirigido a Kyiv numa visita surpresa, e afirmou que a Rússia está, provavelmente, à espera de ter uma "grande vitória" na Ucrânia a 9 de maio. Isto porque esta é a data em que se marca o 'Dia da Vitória', um feriado nacional que comemora a vitória da União Soviética frente à Alemanha nazi, em 1945.

11h38 - Papa denuncia "loucura da guerra" num "mundo violento e ferido"

O Papa denunciou hoje a "loucura da guerra" num "mundo violento e ferido", durante a homilia do Domingo de Ramos, que representou o regresso de milhares de fiéis à praça de São Pedro, após a pandemia de Covid-19.

11h16 - Ucrânia identificou mais de 500 suspeitos de crimes de guerra

A procuradora-geral da Ucrânia, Iryna Venediktova, disse hoje que o seu país identificou cerca de 500 pessoas suspeitas de terem cometido crimes de guerra durante a invasão russa. Falando numa entrevista a um canal de televisão britânico, Iryna Venediktova referiu que foram documentados pelo menos 5.600 casos de crimes de guerra, incluindo o ataque com um míssil à estação ferroviária em Kramatorsk, no leste ucraniano (Donbass).

10h48 - Boris Johnson celebra 'povo de ferro' após visita-surpresa a Kyiv

O primeiro-ministro britânico, Boris Johnson, disse num vídeo hoje divulgado, que viajou de comboio da Polónia para a capital ucraniana para fazer uma homenagem ao "povo de ferro".

10h33 - Adeptos do Legia condenam guerra exibindo imagem de Putin enforcado

Os adeptos do Legia de Varsóvia aproveitaram, este sábado, o encontro com o Lech Poznan, no estádio City of Poznan, para levar a cabo uma ação de protesto contra a invasão levada a cabo pelas forças militares russas à Ucrânia. Veja aqui o vídeo.

10h04 - Brasil critica sanções à Rússia pelo impacto nas reservas de fertilizante

O embaixador brasileiro nas Nações Unidas criticou as tentativas de isolamento e as "sanções unilaterais" impostas à Rússia, argumentando que estão a prejudicar vários países, incluindo o Brasil, que tem reservas de fertilizantes apenas até outubro.

09h35 - Brasil teme "potencial desmembramento" de organizações

O embaixador brasileiro nas Nações Unidas teme um "potencial desmembramento" de organizações internacionais no final da guerra na Ucrânia, considerando haver um "risco muito real" de mudanças na "integridade do sistema multilateral".

09h23 - Rússia recruta militares fora de serviço desde 2012

O Kremlin está a recrutar pessoal militar fora de serviço desde 2012, para aumentar os efetivos, face ao elevado número de baixas que as tropas russas sofreram na Ucrânia, indicou hoje o Ministério da Defesa do Reino Unido.

08h57 - Ivan Buha rodeado de sossego numa Moldova às portas da guerra

O futebolista luso-ucraniano Ivan Buha, que representa o Zimbru, do principal campeonato da Moldova, admitiu hoje viver sem tumultos desde que se mudou para aquele país a poucas semanas da invasão da Rússia à 'vizinha' Ucrânia.

08h43 - Visita surpresa terminou nas ruas. Boris deixou 'desejo' em Kyiv

Foi uma visita surpresa. Sem pré-aviso, apenas se soube que Boris Johnson, primeiro-ministro britânico, estava em Kyiv, capital da Ucrânia, em reunião com o presidente do país, Volodymyr Zelensky. Às primeiras imagens, em que ambos surgiam sentados à mesa, seguiram-se outras dos referidos governantes a circularem pelas ruas da cidade. Veja aqui a galeria.

08h23 - Zelensky considera que agressão russa não se limita à Ucrânia

O Presidente ucraniano, Volodymyr Zelensky, considera que a Rússia está a atacar toda a Europa com a agressão ao seu país, ressalvando que impedir a invasão da Ucrânia é essencial para a segurança de todas as Democracias.

08h08 - Dezenas de civis encontrados em nova vala comum perto de Kyiv

Dezenas de civis ucranianos terão sido encontrados, no sábado, numa nova vala comum em Buzova, uma aldeia localizada nas proximidades da capital ucraniana, Kyiv, e que esteve sob controlo russo durante semanas. A informação foi avançada por um funcionário local, citado pela agência Reuters.

07h33 - NATO pondera presença militar permanente na Europa de Leste

O secretário-geral da NATO, Jens Stoltenberg, disse que a Aliança Atlântica está a ponderar o estabelecimento de uma presença militar permanente na Europa de Leste para repelir uma possível invasão russa.

07h30 - Shakhtar Donetsk abre 'Digressão Global pela Paz'

O clube de futebol Shakhtar Donetsk iniciou no sábado uma série de jogos de beneficência, no âmbito de uma 'Digressão Global pela Paz', apoiada pelo governo ucraniano.

07h21 - Caravana militar russa segue em direção a Donbass

Uma caravana de veículos militares russos, com uma extensão de 13 quilómetros, está a dirigir-se para a região de Donbass, no leste da Ucrânia, segundo imagens de satélite.

07h20 - Separatistas de Donetsk expulsam missão de observação internacional

Os separatistas pró-russos de Donetsk expulsaram a missão de observação para a Ucrânia da Organização para a Segurança e Cooperação na Europa (OSCE), anunciou no sábado o comité de defesa da autoproclamada república.

07h08 - Bombardeamentos russos impedem retirada de civis de Mariupol

Bombardeamento russos do principal porto ucraniano, Mariupol, no Mar de Azov, estão a impedir a retirada de civis através de vários corredores humanitários acordados entre os dois países.

07h06 - Kyiv pronta para "grande batalha" no leste do país

A Ucrânia disse estar preparada para travar uma "grande batalha" no leste do país, um alvo que considera prioritário para a Rússia e onde a evacuação de civis continua, com receio de uma ofensiva iminente.

07h04 - Recorde o fundamental: 

Notícias ao Minuto Boris Johnson fez uma visita surpresa, este sábado, a Kyiv© Ukrainian Presidential Press Service/Handout via REUTERS

07h00 - Bom dia! Abrimos este registo para o informar AO MINUTO das ocorrências relacionadas com a guerra na Ucrânia. Para recordar as notícias da tarde de ontem, clique aqui

Leia Também: AO MINUTO: Cinco mortos em Donetsk; Dia marcado por visita de Boris

Recomendados para si

;
Campo obrigatório