Meteorologia

  • 25 ABRIL 2024
Tempo
17º
MIN 13º MÁX 19º

Primeiro-ministro italiano visita Argel na segunda-feira

O primeiro-ministro italiano, Mario Draghi, irá a Argel na segunda-feira, onde se encontrará com o Presidente Abdelmadjid Tebboune, anunciou hoje o governo de Roma, que quer diminuir a dependência do gás russo através da Argélia.

Primeiro-ministro italiano visita Argel na segunda-feira
Notícias ao Minuto

19:49 - 09/04/22 por Lusa

Mundo Argélia

Mario Draghi reúne-se ao início da tarde no palácio presidencial com Abdelmadjid Tebboune e terá um jantar também com o Presidente argelino.

Antes da visita do chefe do governo italiano, a 28 de fevereiro já tinha estado em Argel o seu ministro dos Negócios Estrangeiros, Luigi Di Maio, que tinha discutido com o seu homólogo um aumento no fornecimento de gás do país do Norte de África para compensar uma possível diminuição do lado russo.

"O governo italiano está empenhado em aumentar o fornecimento de energia, especialmente gás, a partir de vários parceiros internacionais", incluindo a Argélia, "que sempre foi um fornecedor fiável", disse o ministro na altura.

A Argélia é o segundo maior fornecedor de gás a Itália, atrás da Rússia.

No final de fevereiro, o gigante estatal argelino de hidrocarbonetos Sonatrach disse que estava pronto para fornecer mais gás à Europa, em particular transportando-o através do gasoduto Transmed que liga a Argélia a Itália.

Sonatrach "tem capacidade não utilizada no gasoduto Transmed", que poderia ser utilizada para "aumentar o abastecimento do mercado europeu", assegurou o presidente da empresa, Toufik Hakkar. A Europa é o "mercado natural de eleição" para a Argélia, acrescentou.

A Itália, que importa cerca de 95% do gás que consome, é um dos países europeus mais dependentes do gás russo.

Leia Também: Gás. Itália visa acordo com a Argélia para reduzir dependência da Rússia

Recomendados para si

;
Campo obrigatório