Meteorologia

  • 06 MAIO 2024
Tempo
18º
MIN 13º MÁX 20º

Europol identifica 176 pessoas em ação europeia contra crimes de ódio

Autoridades policiais europeias identificaram 176 pessoas numa operação relacionada com crimes de ódio, como propagação de discursos racistas e xenófobos, apelos para a violência e incitação a crimes, anunciou hoje a Europol.

Europol identifica 176 pessoas em ação europeia contra crimes de ódio
Notícias ao Minuto

13:17 - 08/04/22 por Lusa

Mundo Europol

"Por exemplo, na Áustria, as autoridades realizaram 12 buscas domiciliárias, interrogaram oito indivíduos e apreenderam aparelhos eletrónicos, telemóveis, armas e material de propaganda", lê-se num comunicado da Europol, divulgado pela Polícia Judiciária, que participou na ação europeia.

As autoridades espanholas "visaram cinco indivíduos e prenderam quatro deles por disseminarem discurso de ódio online", acrescenta o documento.

A operação decorreu em 11 países e foi apoiada pelo Centro Europeu de Luta Contra o Terrorismo da Europol, liderado por França.

A ação incluiu a componente de discurso de ódio online em casos investigados no Luxemburgo, em Portugal e em Espanha.

Foram detetados 58 conteúdos em três plataformas. "A ação coordenada teve como alvo comunidades e indivíduos que usam diferentes tipos de conteúdo, como publicações online, comentários e "memes", para "espalhar ódio e propaganda pela internet".

De acordo com a Europol, a intervenção, "que não teve como alvo organizações ou grupos específicos", pretendeu impedir que crimes de ódio, racismo e xenofobia proliferem online e offline.

A Polícia Judiciária contou com a colaboração da Linha Internet Segura, através da Associação Portuguesa de Apoio à Vítima (APAV).

Leia Também: Europol está a discutir com Kyiv apoio a investigação de crimes de guerra

Recomendados para si

;
Campo obrigatório