Meteorologia

  • 26 ABRIL 2024
Tempo
12º
MIN 12º MÁX 17º

Arménia e Azerbeijão preparam conversações de paz sobre Nagorno-Karabakh

A Arménia e o Azerbaijão iniciaram preparativos para conversações de paz entre os dois países do Cáucaso que voltaram a confrontar-se em 2020 pelo controlo da região do Nagorno-Karabakh, anunciou hoje a diplomacia do governo de Erevan.

Arménia e Azerbeijão preparam conversações de paz sobre Nagorno-Karabakh
Notícias ao Minuto

08:38 - 07/04/22 por Lusa

Mundo Nagorno-Karabakh

O primeiro-ministro da Arménia, Nikol Pachinian, e o presidente do Azerbaijão, Ilham Aliev, pediram aos respetivos ministros dos Negócios Estrangeiros para "iniciarem os preparativos para as conversações de paz entre os dois países".

Um comunicado oficial, o governo arménio refere que a decisão foi tomada após um encontro entre o primeiro-ministro do executivo da Arménia e o chefe de Estado do Azerbaijão, na quarta-feira em Bruxelas e que decorreu sob a mediação da União Europeia. 

"Foi alcançado um acordo neste encontro (...) para o estabelecimento de uma comissão bilateral sobre as questões dos limites fronteiriços", explica a nota. 

A comissão vai ficar responsável pelas garantias de segurança e estabilidade ao longo da fronteira, disse à France Presse uma fonte que acompanhou o encontro.

Na sequência dos últimos confrontos na região montanhosa do Nagorno-Karabakh, a Rússia enviou, em novembro de 2020, "forças de manutenção de paz" para a região. 

Na mesma altura, sob a mediação de Moscovo, a Arménia e o Azerbaijão firmaram um cessar-fogo que pôs fim a uma guerra de seis semanas entre as duas ex-repúblicas soviéticas do Cáucaso e que se batem pelo controlo do enclave independentista do Nagorno-Karabakh.

Os combates que fizeram mais de 6.500 mortos em 2020 ficaram marcados pela derrota da Arménia cujo governo foi obrigado a ceder importantes territórios que controlava desde a primeira guerra do início dos anos 1990. 

A região do Nagorno-Karabakh, maioritariamente habitada por arménios, separou-se do Azerbaijão após o colapso da União Soviética.

A guerra dos anos 1990 provocou a morte de trinta mil pessoas e milhares de refugiados. 

Leia Também: OSCE oferece ajuda para promover acordo de paz entre Azerbaijão e Arménia

Recomendados para si

;
Campo obrigatório