Meteorologia

  • 28 MARçO 2024
Tempo
14º
MIN 11º MÁX 18º

Capitólio. Juiz absolve homem das acusações de desobediência em invasão

Um juiz federal norte-americano absolveu na quarta-feira um homem do estado do Novo México das acusações de desobediência por ter entrado de forma ilegal no Capitólio dos Estados Unidos e se envolvido em conduta desordeira, em janeiro de 2021.

Capitólio. Juiz absolve homem das acusações de desobediência em invasão
Notícias ao Minuto

06:24 - 07/04/22 por Lusa

Mundo Capitólio

O juiz distrital dos Estados Unidos Trevor McFadden emitiu o veredicto do tribunal depois de ouvir testemunhos sem júri no caso de Matthew Martin.

Trevor McFadden, que foi indicado pelo ex-Presidente Donald Trump, absolveu o engenheiro do Novo México de todas as quatro acusações pelas quais foi acusado, após dois dias de julgamento.

O magistrado disse que era plausível acreditar que polícias permitiram que o réu e outros entrassem no Capitólio pelas portas da Rotunda em 06 de janeiro de 2021.

O juiz também indicou que as ações de Matthew Martin eram "muito mínimas e não sérias" relativamente a outros que estavam naquele local.

Matthew Martin é o terceiro réu do motim do Capitólio cujo caso foi resolvido em julgamento. O residente do Novo México é o primeiro a ser absolvido de todas as acusações que enfrentou.

Os dois primeiros julgamentos terminaram com condenações, embora Trevor McFadden tenha absolvido um desses réus de uma acusação de conduta desordeira após um julgamento de bancada no mês passado.

O engenheiro, cujo julgamento começou na terça-feira, testemunhou que um polícia o chamou para entrar no edifício depois de ter começado o motim. O procurador rejeitou esse testemunho, considerando-o como "absurdo".

O juiz, no entanto, disse que o vídeo mostra dois polícias parados perto das portas da Rotunda e a permitir que as pessoas entrassem. Um dos policiais pareceu inclinar-se para trás antes de Martin colocasse a mão no ombro do agente como um possível sinal de gratidão, observou.

Trevor McFadden descreveu o testemunho de Martin como "amplamente credível". O juiz disse que não era irracional para acreditar que os polícias permitiram que o homem entrasse no Capitólio, embora os alarmes estivessem a soar e vidros partidos espalhados pelo chão.

Matthew Martin foi acusado de quatro contravenções: entrar e permanecer num edifício restrito, conduta desordeira e perturbadora num edifício restrito, entrada violenta e conduta desordeira num edifício do Capitólio e desfile, manifestação ou piquete num edifício do Capitólio.

O homem referiu "seguiu o fluxo" ao se aproximar do Capitólio e testemunhou que viu um polícia a acenar para si para entrar no edifício. Martin permaneceu dentro do Capitólio por cerca de 10 minutos depois de ter entrado no edifício pelas portas da Rotundo, segundo os procuradores.

Matthew Martin disse que "aproveitou do dia" do tumulto.

"Foi um dia mágico de várias maneiras", testemunhou na terça-feira antes de acrescentar: "Eu sei que algumas coisas más aconteceram".

Mais de 770 pessoas foram acusadas de crimes federais relacionados com distúrbios. Mais de 240 deles declararam-se culpados, principalmente por infrações, e mais de 140 deles foram sentenciados.

Leia Também: Três anos de prisão para homem que levou pistolas e facas para Capitólio

Recomendados para si

;
Campo obrigatório