Meteorologia

  • 16 ABRIL 2024
Tempo
15º
MIN 13º MÁX 26º

Descobertos fósseis de dinossauros abatidos no dia da extinção da espécie

Em causa estão fósseis que contam, assim, com cerca de 66 milhões de anos de existência.

Descobertos fósseis de dinossauros abatidos no dia da extinção da espécie
Notícias ao Minuto

22:57 - 06/04/22 por Notícias ao Minuto

Mundo Dinossauros

Cientistas descobriram recentemente, em Tanis, no estado norte-americano da Dakota do Norte, fósseis de dinossauros que foram mortos e, consequentemente, 'sepultados' no preciso dia em que um asteroide gigante atingiu a Terra e provocou a extinção da espécie, noticia a BBC, que cita os arqueólogos responsáveis pela escavação

Em causa estão fósseis que contam, assim, com cerca de 66 milhões de anos de existência. E que são uma raridade - visto que, até ao momento, poucos restos mortais da espécie terão sido fossilizados nos anos que antecederam o cataclismo. Do próprio dia estes serão, efetivamente, os primeiros a serem encontrados.

Entre as descobertas, os cientistas terão identificado ainda uma perna de um dinossauro num surpreendente estado de preservação - tendo sido encontrado ainda com parte da pele.

Os restos arqueológicos agora descobertos incluem ainda partes de outras espécies de animais e de plantas. As mesmas parecem, de acordo com os arqueólogos, terem sido reunidas num depósito de sedimentos que permitiu a preservação dos fósseis ao longo de todos estes milhões de anos. 

Foram ainda descobertos fósseis de peixes que terão respirado detritos resultantes do impacto do asteroide, bem como o embrião de um pterossauro voador dentro do seu próprio ovo, bem como muitas outras evidências históricas, reportam os arqueólogos.

Estes tratam-se dos mais recentes dados históricos daquela que é considerada como a última extinção em massa à face da Terra, causada pelo impacto de um asteroide com cerca de 12 quilómetros de largura.

Leia Também: Descoberto novo dinossauro português com 130 milhões de anos

Recomendados para si

;
Campo obrigatório