Meteorologia

  • 25 ABRIL 2024
Tempo
14º
MIN 13º MÁX 19º

EUA sancionam filhas de Putin e família de Lavrov

A administração Biden acredita que muito dos ativos de Vladimir Putin estão distribuídos pela família.

Notícias ao Minuto

16:33 - 06/04/22 por Notícias ao Minuto com Lusa

Mundo Ucrânia/Rússia

Um oficial da administração dos EUA anunciou que o país vai sancionar as duas filhas do presidente russo - Maria Vorontsova, 36 anos, e Katerina Tikhonova, de 35 - e ainda a mulher e a filha de Sergei Lavrov, ministro dos Negócios Estrangeiros da Rússia.

A administração Biden acredita que muito dos ativos de Vladimir Putin estão distribuídos pela família.

Além disso, outros membros da elite russa, como o ex-presidente Dmitry Medvedev e o primeiro-ministro Mikhail Mishustin também serão sancionados.

Neste novo pacote de sanções surge ainda a proibição de novos investimentos e o bloqueio à maior instituição financeira russa — a Sberbank — e ainda ao maior banco privado — Alfa Bank.

Hoje também, o Governo dos EUA acusou um oligarca russo de violar as sanções internacionais e interrompeu uma operação de cibercrime controlada por uma agência de inteligência militar russa.

Esta ação decorreu no âmbito dos esforços das autoridades norte-americanas para reprimir a atividade criminosa russa, travar o fluxo de "dinheiro sujo" e interromper os atos cibernéticos maliciosos do Kremlin.

"O nosso objetivo é garantir que as sanções contra os oligarcas russos e os criminosos cibernéticos não são contornadas", disse a vice-procuradora-geral norte-americana, Lisa Monaco.

Os EUA acusam Konstantin Malofeyev, empresário russo na área dos 'media', de tentar escapar a sanções do Departamento do Tesouro, resultantes da anexação da Crimeia pela Rússia em 2014.

Embora as sanções impedissem cidadãos dos EUA de trabalhar ou fazer negócios com este empresário, Malofeyev alegadamente utilizou cúmplices para adquirir secretamente empresas de comunicação social em toda a Europa, para difundir propaganda pró-Rússia.

Leia Também: Guerra na Ucrânia já matou pelo menos 1.563 civis e fez 2.213 feridos

Recomendados para si

;
Campo obrigatório