Meteorologia

  • 26 ABRIL 2024
Tempo
13º
MIN 12º MÁX 17º

Finlândia vai aumentar o orçamento de defesa em 40% até 2026

A Finlândia vai aumentar o orçamento do setor da defesa em 40% até 2026, na sequência da invasão da Ucrânia pela Rússia, anunciou hoje o ministro da tutela, numa altura em que o país considera aderir à NATO.

Finlândia vai aumentar o orçamento de defesa em 40% até 2026
Notícias ao Minuto

15:57 - 06/04/22 por Lusa

Mundo Ucrânia

Nos termos de um acordo alcançado na terça-feira pelos partidos da maioria, o orçamento vai aumentar gradualmente para além dos 7.000 milhões de euros anuais, uma subida superior a 2.000 milhões de euros em comparação com o orçamento já votado para 2022.

"Estamos perante uma nova situação. Tudo a que estamos habituados está agora em questão. O ataque da Rússia à Ucrânia significa que temos de reavaliar as nossas necessidades de defesa", disse o ministro da Defesa finlandês, Antti Kaikkonen, em conferência de imprensa.

O país nórdico, que partilha uma fronteira de 1.340 quilómetros com a Rússia, vai aumentar o seu financiamento militar em cerca de 800 milhões de euros em 2023 e depois em quase 400 milhões por ano até 2026, segundo o acordo.

A maior parte deste esforço orçamental vai para novas armas e equipamento, como armas antitanque, armas antiaéreas, mísseis e munições, entre outros, de acordo com Kaikkonen.

O anúncio chega numa altura em que a Finlândia, até agora não-alinhada, considera uma proposta para se juntar à NATO.

Nas últimas semanas, assistiu-se a um aumento significativo do apoio da população e político em relação à adesão à aliança.

Um livro branco de defesa destinado a esclarecer a decisão política deve ser publicado na próxima semana.

Os líderes finlandeses, incluindo o Presidente, Sauli Niinisto, realizaram extensas conversações com quase todos os 30 membros da NATO, cuja aprovação unânime é necessária para uma possível adesão.

A Finlândia, tal como a vizinha Suécia, que também não integra a aliança, está associada à Aliança Atlântica desde meados dos anos 1990 através da Parceria para a Paz.

A invasão da Ucrânia colocou de novo em cima da mesa a questão da adesão da Suécia à NATO.

Depois de inicialmente expressar preferência por se manter fora de alianças militares, a primeira-ministra sueca, Magdalena Andersson, disse na semana passada que "não exclui" uma candidatura à NATO, após uma "análise profunda" a nível político.

Moscovo tem ameaçado Helsínquia e Estocolmo durante anos com "graves consequências políticas e militares" em caso de adesão.

A Rússia lançou em 24 de fevereiro uma ofensiva militar na Ucrânia que matou pelo menos 1.563 civis, incluindo 130 crianças, e feriu 2.213, entre os quais 188 menores, segundo os mais recentes dados da ONU, que alerta para a probabilidade de o número real de vítimas civis ser muito maior.

A guerra já causou um número indeterminado de baixas militares e a fuga de mais de 11 milhões de pessoas, das quais 4,2 milhões para os países vizinhos.

Esta é a pior crise de refugiados na Europa desde a II Guerra Mundial (1939-1945) e as Nações Unidas calculam que cerca de 13 milhões de pessoas necessitam de assistência humanitária.

A invasão russa foi condenada pela generalidade da comunidade internacional, que respondeu com o envio de armamento para a Ucrânia e o reforço de sanções económicas e políticas a Moscovo.

Leia Também: Eventual adesão de Finlândia e Suécia à NATO pode ser muito rápida

Recomendados para si

;
Campo obrigatório