Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
16º
MIN 14º MÁX 21º

Navalny recorreu da condenação a mais de nove anos de prisão

O líder da oposição russa, Alexei Navalny, apresentou hoje um recurso contra a sua condenação, por fraude e desacato ao tribunal, a nove anos de prisão e a uma multa de 1,2 milhões de rublos (cerca de 12 mil dólares).

Navalny recorreu da condenação a mais de nove anos de prisão
Notícias ao Minuto

15:13 - 05/04/22 por Lusa

Mundo Navalny

"Navalny interpôs um recurso contra a condenação junto do Tribunal de Lefortovo (Moscovo) em 22 de março de 2022", disse o serviço de imprensa do tribunal à agência espanhola EFE.

A sentença contra o líder da oposição russa foi proferida na prisão, onde Navalny está atualmente a cumprir pena por um antigo processo-crime.

A acusação tinha pedido uma pena de 13 anos de prisão para Navalny, acusado pelos investigadores russos de ter desviado, juntamente com os seus colaboradores, 2,6 milhões de rublos (cerca de 25 mil euros) de doações feitas à sua organização anticorrupção.

O Fundo Anticorrupção de Navalny (FBK), que combate o enriquecimento ilícito entre altos funcionários russos, foi banido no país em junho de 2021, uma vez que a sua atividade era considerada "extremista".

Desde fevereiro de 2021, Navalny, considerado uma das vozes mais críticas do Presidente russo, Vladimir Putin, e das políticas do Kremlin, está a cumprir uma pena de dois anos e meio de prisão por outro caso de alegada fraude que remonta a 2014.

Em 2020, o opositor passou vários meses em tratamento na Alemanha depois de sobreviver a um envenenamento por um agente neurotóxico, pelo qual culpou Putin, tendo sido detido no seu regresso a Moscovo.

Leia Também: Abramovich foi envenenado? Se sim, não foi o único na era Putin

Recomendados para si

;
Campo obrigatório