Meteorologia

  • 28 MARçO 2024
Tempo
14º
MIN 11º MÁX 18º

Bulgária cessa entrega de passaportes a quem investir um milhão no país

A entrega de passaportes búlgaros aos estrangeiros que invistam na Bulgária mais de um milhão de euros, que já beneficiou pelo menos 103 pessoas, russos na sua maioria, foi proibida a partir de hoje.

Bulgária cessa entrega de passaportes a quem investir um milhão no país
Notícias ao Minuto

23:49 - 04/04/22 por Lusa

Mundo Bulgária

A proibição, consagrada em reforma legislativa aprovada pelo parlamento no passado dia 24, entrou em vigor hoje, depois de publicada no Boletim Estatal.

A norma prevê que os serviços de informações elaborem em seis meses uma lista das pessoas que receberam a cidadania búlgara em troco de dinheiro desde 2013, quando se criou a possibilidade, para propor à justiça a retirada da nacionalidade.

A atribuição do designado 'passaporte de ouro' era feita em troca da injeção na economia búlgara de pelo menos um milhão de euros, por exemplo, em dívida pública, imobiliário ou depósitos em bancos búlgaros.

Dos envolvidos, quase metade são russos, vários dos quais próximos do presidente Vladimir Putin, casos dos banqueiros Dmitri Kushaev, Roman Nagaev e Igor Finogenov, segundo a plataforma de investigação Bird.bg.

Leia Também: Bulgária expulsa mais um diplomata russo por suspeita de espionagem

Recomendados para si

;
Campo obrigatório