Centrais nucleares paradas e onda de frio levam França a alerta elétrico

A França está em alerta laranja por causa de onda de frio e da paragem de várias centrais nucleares, o que levou a pedir o gestor da rede elétrica a pedir contensão

Flamanville

© Reuters

Notícias ao Minuto
04/04/2022 15:51 ‧ 04/04/2022 por Notícias ao Minuto

Mundo

Eletricidade

O gestor da rede elétrica francesa, a RTE (Réseau de Transport d'Électricité), - equivalente à REN portuguesa - lançou um alerta laranja para esta segunda-feira, numa altura em que, devido a uma onda de frio, está a aumentar o consumo. Ao mesmo tempo, e numa conjugação nunca antes vista, grande parte do parque nuclear do país está parado para manutenção.

O alerta é para que os consumidores  reduzam o consumo de energia elétrica ou que transfiram consumos programáveis, como as lavagens de roupa, para outras horas. No entanto, apesar do aviso e de haver risco de um apagão, a RTE não prevê efetivamente cortes de energia globais hoje, a menos que surjam imprevistos. A operadora de rede pretende voltar a atualizar a sua análise, de acordo com as últimas previsões meteorológicas e o nível de produção de eletricidade.

Esta conjugação de variantes nunca antes vista fez com que os preços da eletricidade disparassem no mercado grossista para perto dos 3 mil euros por megawatt-hora (MWh).

“Todas as pessoas podem ajudar com ações sensatas, como baixar a temperatura quando está ausente de casa, apagar completamente os dispositivos que ficam em stand-by ou reduzindo o número de luzes acesas numa habitação. Estes gestos podem ter um impacto real: se todos os franceses apagarem uma lâmpada isso representaria uma poupança de 600 MW, o que é o consumo de uma cidade como Tolouse”, pode ler-se no comunicado citado pelo Le Monde. 

França obtém cerca de 70% de sua eletricidade através de centrais nucleares, mas durante o pico de procura do inverno, o país importa eletricidade, parte da qual é produzida através de centrais a gás.

A temperatura durante o fim de semana atingiu valores excecionalmente baixos no território francês com marcas recordes de frio em algumas cidades, sendo que as mínimas caíram para 0ºC ou abaixo de zero em quase todo o país.

Leia Também: Manifestação em França contra diferença de tratamento de refugiados

Partilhe a notícia

Escolha do ocnsumidor 2025

Descarregue a nossa App gratuita

Nono ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas