Meteorologia

  • 16 ABRIL 2024
Tempo
18º
MIN 13º MÁX 26º

Pelo menos 23 mulheres mortas em naufrágio no Nilo Azul no Sudão

Pelo menos 23 mulheres, incluindo 17 de uma mesma família, morreram no naufrágio de uma embarcação na sexta-feira no Nilo Azul, anunciaram hoje as autoridades do Sudão, atribuindo o acidente à sobrelotação do barco e a fortes ventos.

Pelo menos 23 mulheres mortas em naufrágio no Nilo Azul no Sudão
Notícias ao Minuto

12:14 - 04/04/22 por Lusa

Mundo Sudão

Em comunicado, a Polícia sudanesa disse que até ao momento foram recuperados "13 cadáveres dos 23 mortos que se afogaram no Nilo Azul" na província de Sennar, a sul da capital, Cartum.

Segundo a mesma fonte, na embarcação seguiam 29 pessoas e apenas seis sobreviveram.

Todos os passageiros eram mulheres, exceto o capitão, que sobreviveu.

As autoridades continuam à procura dos outros 10 cadáveres, mas admitem que a lentidão das operações se deve à "ausência de equipas de resgate no rio".

As mulheres eram trabalhadoras ao dia nas plantações de tomate da região de Souki e estavam a regressar a casa quando o barco se afundou.

Segundo o comunicado da polícia, a causa do acidente foi "o excesso de passageiros e a velocidade do vento, o que provocou que o barco se virasse.

O Nilo Azul é uma rota importante para passageiros e mercadorias no Sudão e junta-se ao Nilo Branco a norte de Cartum, onde ambos formam o Nilo, um dos rios mais longos do mundo.

Este tipo de acidentes com embarcações sobrelotadas não é incomum no país africano, devido ao mau estado dos barcos e ao facto de as medidas de segurança não serem muitas vezes cumpridas.

Em 2018, pelo menos 22 pessoas - 21 alunos e uma mulher -- morreram quando a embarcação em que seguiam se afundou no Nilo, no Sudão.

Leia Também: Dezenas de mortos no Sudão em confrontos por acesso a água e pastos

Recomendados para si

;
Campo obrigatório