Meteorologia

  • 23 ABRIL 2024
Tempo
20º
MIN 13º MÁX 24º

Nuclear. Irão diz que só volta a Viena para finalizar acordo

O Irão só voltará a Viena para finalizar um acordo nuclear com as principais potências, disse hoje o porta-voz do Ministério dos Negócios Estrangeiros iraniano, Said Khatibzadeh.

Nuclear. Irão diz que só volta a Viena para finalizar acordo

Shutterstock

Notícias ao Minuto

12:10 - 04/04/22 por Lusa

Mundo Nuclear

"Não iremos a Viena para novas negociações, mas para finalizar um acordo nuclear. Devemos, portanto, aguardar a resposta de Washington" às questões pendentes, declarou o porta-voz durante a sua conferência de imprensa semanal, em Teerão.

"No momento, ainda não temos uma resposta definitiva de Washington. Se Washington responder às questões pendentes, podemos ir a Viena o mais breve possível", acrescentou.

As autoridades iranianas estão envolvidas há vários meses em conversações com as principais potências mundiais em Viena, com o objetivo de restaurar o Plano de Ação Global Conjunto (JCPOA, como é conhecido o acordo nuclear de 2015). Os Estados Unidos participam nas negociações de forma indireta.

Este pacto, realizado entre o Irão e os cinco membros permanentes do Conselho de Segurança da ONU (Estados Unidos, Reino Unido, França, Rússia e China), mais a Alemanha, previa o levantamento de sanções internacionais contra Teerão em troca de rigorosos limites ao seu programa nuclear, para impedir o país de se dotar da bomba atómica.

Os Estados Unidos abandonaram unilateralmente o acordo durante a administração de Donald Trump, em 2018. Um ano depois da decisão de Washington, Teerão começou a desrespeitar os limites impostos ao seu programa nuclear e tem enriquecido urânio a níveis cada vez mais próximos do necessário para criar uma arma nuclear.

Leia Também: Polónia disponível para acolher armas nucleares americanas

Recomendados para si

;
Campo obrigatório