Meteorologia

  • 30 ABRIL 2024
Tempo
13º
MIN 12º MÁX 19º

MNE russo diz que as imagens de Bucha são "provocações" ucranianas

Para Sergei Lavrov, as imagens partilhadas da cidade de Bucha são "provocações criminais de soldados e radicais ucranianos".

MNE russo diz que as imagens de Bucha são "provocações" ucranianas

O ministro dos negócios estrangeiros russo, Sergei Lavrov, afirmou esta segunda-feira que vai voltar a pedir uma reunião do Conselho de Segurança da ONU, sendo que classifica as imagens partilhadas da cidade de Bucha como "provocações criminais de soldados e radicais ucranianos".

A manifestação deste desejo russo, surge depois da missão do Reino Unido nas Nações Unidas, que detém a sua presidência, afirmar que realizaria uma discussão já agendada sobre a Ucrânia esta terça-feira, e não segunda-feira, como tinha sido solicitado pela Rússia.

No canal Telegram do ministério dos negócios estrangeiros russo, a porta-voz do ministro, Maria Zakharova, afirmou que "hoje, a Rússia exigirá novamente que o Conselho de Segurança da ONU se reúna tendo em conta as provocações criminosas de militares e radicais ucranianos nesta cidade [Bucha]".

Entretanto, as autoridades ucranianas disseram no domingo que estão a investigar possíveis crimes de guerra cometidos pela Rússia após encontrar centenas de corpos espalhados por cidades fora da capital Kyiv, depois da retirada de tropas russas da área.

O Ministério da Defesa russo respondeu salientando que as imagens distribuídas pela Ucrânia eram "outra performance encenada pelo regime de Kyiv", e que o investigador-chefe da Rússia ordenou na segunda-feira uma investigação com base no facto da Ucrânia ter espalhado "informações deliberadamente falsas" sobre forças armadas russas em Bucha.

Recorda-se que a Rússia lançou em 24 de fevereiro uma ofensiva militar na Ucrânia que matou pelo menos 1.325 civis, incluindo 120 crianças, e feriu 2.017, entre os quais 168 menores, segundo os mais recentes dados da ONU, que alerta para a probabilidade de o número real de vítimas civis ser muito maior.

A guerra provocou a fuga de mais de 10 milhões de pessoas, incluindo mais de 4,1 milhões de refugiados em países vizinhos e cerca de 6,5 milhões de deslocados internos.

A invasão russa foi condenada pela generalidade da comunidade internacional, e reportada em inúmeras imagens, vídeos e testemunhos que no último mês marcaram os destaques deste e de outros meios de comunicação em todo o mundo. No que diz respeito às fotografias de Bucha, as mesmas foram partilhadas quando as tropas russas começaram a recuar da região perto da capital. Nas imagens partilhadas este fim de semana, é possível ver-se centenas os corpos que foram largados nas ruas da cidade. Só em Bucha, 57 pessoas foram encontradas numa vala comum.

Leia Também: MNE russo Sergei Lavrov diz que as negociações "devem continuar"

Recomendados para si

;
Campo obrigatório