Meteorologia

  • 29 MARçO 2024
Tempo
14º
MIN 8º MÁX 15º

Zelensky acusa Rússia de cometer genocídio na Ucrânia

Acusação feita pelo presidente da Ucrânia.

Zelensky acusa Rússia de cometer genocídio na Ucrânia
Notícias ao Minuto

15:10 - 03/04/22 por Lusa

Mundo Rússia/Ucrânia

O Presidente ucraniano, Volodymyr Zelensky, acusou hoje o seu homólogo russo de cometer "um genocídio" com a invasão da Ucrânia.

"Sim, é um genocídio. A eliminação de toda a nação. Nós temos mais de 100 nacionalidades. Trata-se de destruir e exterminar todas essas nacionalidades", afirmou Zelensky, em declarações ao canal americano CBS.

A Ucrânia já tinha acusado a Rússia de cometer um "massacre deliberado" em Busha, uma cidade no noroeste de Kiev, e outros "horrores" nas regiões que, entretanto, foram libertadas.

"Isto está a acontecer na Europa e no século XXI", reiterou, sublinhando que "toda a nação está a ser torturada".

O governante apelou à retirada das tropas russas do território ucraniano e à negociação entre as duas partes.

"Não posso ter sequer uma reunião enquanto a Rússia prossegue com os bombardeamentos. Quando decidirem um cessar-fogo, podemos encontrar-nos com o Presidente Russo", Vladimir Putin, referiu.

A Rússia lançou em 24 de fevereiro uma ofensiva militar na Ucrânia que matou pelo menos 1.325 civis, incluindo 120 crianças, e feriu 2.017, entre os quais 168 menores, segundo os mais recentes dados da ONU, que alerta para a probabilidade de o número real de vítimas civis ser muito maior.

A guerra provocou a fuga de mais de 10 milhões de pessoas, incluindo mais de 4,1 milhões de refugiados em países vizinhos e cerca de 6,5 milhões de deslocados internos.

A ONU estima que cerca de 13 milhões de pessoas necessitam de assistência humanitária na Ucrânia.

A invasão russa foi condenada pela generalidade da comunidade internacional, que respondeu com o envio de armamento para a Ucrânia e o reforço de sanções económicas e políticas a Moscovo.

Leia Também: Ucrânia: França "condena fortemente" atos cometidos em Busha

Recomendados para si

;
Campo obrigatório