Meteorologia

  • 28 MARçO 2024
Tempo
15º
MIN 11º MÁX 18º

Kremlin fala de uma Ucrânia "hostil" durante negociações

As declarações foram proferidas na sequência das conversações de paz que têm vindo a ser estabelecidas entre Kyiv e Moscovo.

Kremlin fala de uma Ucrânia "hostil" durante negociações
Notícias ao Minuto

22:59 - 02/04/22 por Notícias ao Minuto

Mundo Rússia/Ucrânia

As conversações da Rússia com uma Ucrânia que descreve como tendo sido "hostil" não têm sido fáceis, disse este sábado o porta-voz do Kremlin, Dmitry Peskov, citado pela agência noticiosa RIA. Porém, na ótica do representante russo, o importante é que as mesmas prossigam. 

"A Ucrânia é um país muito difícil, muito difícil para nós. No seu estado atual, é hostil para connosco", disse Peskov, aqui citado pela RIA.

As declarações foram proferidas na sequência das conversações de paz que têm vindo a ser estabelecidas entre Kyiv e Moscovo - tanto presencialmente, como por videoconferência.

"O principal é que as conversações continuem, ou em Istambul ou noutro lugar", disse Peskov, acrescentando que as negociações não têm sido "fáceis".

Segundo a mesma fonte, a Rússia terá proposto uma continuação das conversações na Bielorrússia, ideia que acabaria por ter a oposição do Governo ucraniano, esclarece.

O porta-voz do Kremlin disse ainda que Moscovo avançou para esta invasão com o objetivo de "salvar" as regiões ucranianas de Donetsk e Luhansk, controladas por separatistas pró-russos. Peskov está ainda confiante de que a língua russa venha a ser "restabelecida" ao seu devido lugar no país.

Lembre-se que o presidente russo, Vladimir Putin, alegou que a "operação especial" sobre a Ucrânia era necessária "para proteger as pessoas que foram sujeitas a intimidação e genocídio" - ou seja, aqueles cuja língua materna é o russo.

Leia Também: Lituânia suspende importações de gás russo

Recomendados para si

;
Campo obrigatório