Meteorologia

  • 29 ABRIL 2024
Tempo
11º
MIN 11º MÁX 18º

Pelo menos 53 locais culturais danificados na Ucrânia devido à guerra

O maior número de locais danificados localiza-se em Kharkiv.

Pelo menos 53 locais culturais danificados na Ucrânia devido à guerra

Pelo menos 53 locais históricos e religiosos ficaram danificados na Ucrânia desde o início da invasão russa, a 24 de fevereiro, segundo revela a Organização das Nações Unidas para a Educação, Ciência e Cultura (UNESCO).

“Até ao momento, conseguimos verificar danos em pelo 53 locais culturais. São 29 locais religiosos, 16 edifícios históricos, quatro museus e quatro monumentos”, revelou um porta-voz da organização, citado pela CNN International.

O maior número de locais danificados localiza-se em Kharkiv. O Teatro Académico Nacional de Ópera e Ballet de Kharkiv, o Museu de Arte de Kharkiv e o Memorial do Holocausto Drobytskyi Yar encontra-se entre os 18 edifícios culturais atingidos na cidade. 

Em Mariupol, regista-se um bombardeamento ao Drama Theatre, numa altura em que albergava centenas de pessoas. Já em Chernihiv, registam-se danos na Igreja de Santa Catarina, construída no século XVIII.

Os dados foram apurados por “um sistema para monitorizar o estado de conservação dos principais locais e monumentos ucranianos através de imagens de satélite”, criado pela UNESCO e pela Organização das Nações Unidos para Treinamento e Pesquisa (UNITAR).

O porta-voz acrescenta que nenhum dos sete locais considerados ‘Património Mundial’ pela UNESCO ficou danificado e a organização está “a trabalhar com as autoridades ucranianas para enumerar os locais prioritários”. 

A secretária-geral da UNESCO, Audrey Azoulay, já enviou uma carta ao ministro dos Negócios Estrangeiros da Rússia, Sergey Lavrov, "para o lembrar das obrigações da Federação Russa e para fornecer os dados de localização dos locais ‘Património Mundial’ da Ucrânia para que possam ser protegidos de qualquer bombardeamento".

Assinala-se esta sexta-feira o 37.º dia desde o início da invasão russa. Segundo dados confirmados pela ONU, a ofensiva militar da Rússia na Ucrânia já matou pelo menos 1.276 civis e feriu 1.981.

Leia Também: AO MINUTO: Kyiv trocou prisioneiros; Metsola quer "ir mais longe"

Recomendados para si

;
Campo obrigatório