Meteorologia

  • 25 ABRIL 2024
Tempo
17º
MIN 13º MÁX 19º

Bulgária investiga suspeitas de espiões russos na agência de inteligência

O Ministério Público búlgaro está a investigar dois chefes de departamento da sua agência de contraespionagem e um outro funcionário estatal por suspeitas de que passavam informação à Rússia.

Bulgária investiga suspeitas de espiões russos na agência de inteligência
Notícias ao Minuto

16:07 - 01/04/22 por Lusa

Mundo Bulgária

"Está a ser investigada a atividade de dois funcionários da DANS [Agência Estatal de Segurança Nacional] e um outro terceiro de um ministério que não o do Interior", anunciou hoje o porta-voz do Ministério Público búlgaro, Hristo Krastev, numa conferência sobre a suspeita de espiões russos naquela agência de inteligência nacional.

Hristo Krastev referiu que, após analisadas as provas recolhidas, será determinado se pode ter sido cometido um crime e, nesse caso, serão apresentadas acusações contra os suspeitos.

Até ao momento, não há detidos no âmbito da investigação.

A investigação suspeita que os alegados espiões facilitavam informação a um intermediário, que posteriormente passava-a para diplomatas da embaixada russa na Bulgária.

O primeiro-ministro, Kiril Petkov, tinha afirmado na quinta-feira que estava a ser investigada uma "célula muito séria" de espiões russos a operar na Bulgária.

"Agentes russos na Bulgária trabalham para que não haja boas relações entre Sofia [capital da Bulgária] e Skopje [Macedónia do Norte]", apontou o chefe do Governo.

Desde 2020 que a Bulgária tem bloqueado as negociações de entrada na União Europeia da Macedónia do Norte, face a uma disputa em torno do idioma e passado comum daqueles dois países vizinhos.

Nos últimos três anos, a Bulgária expulsou 19 diplomatas russos acusados de espionagem.

Em alguns desses casos, os alegados espiões receberiam ajuda de antigos generais do Exército búlgaro, que lhes entregariam informação reservada a membros da NATO (Organização do Tratado do Atlântico Norte] e da União Europeia.

Leia Também: AO MINUTO: Radiação em Chernobyl? "Normal"; O alerta da UE à China

Recomendados para si

;
Campo obrigatório