Meteorologia

  • 29 ABRIL 2024
Tempo
11º
MIN 11º MÁX 18º

"Salvamos todos os ucranianos: pessoas ou animais"

Muitos animais têm vindo a ser resgatados desde que o conflito na Ucrânia começou.

Notícias ao Minuto

15:05 - 01/04/22 por Notícias ao Minuto

Mundo Ucrânia

Os voluntários, soldados e civis que querem ajudar a salvar vidas na Ucrânia não têm descansado desde o início da invasão das tropas russas.

O governo da Ucrânia tem partilhado no Telegram algumas fotografias, que se encontram na galeria acima.

O Instituto de Segurança Contra Incêndios de Cherkasy, uma cidade no centro da Ucrânia, 'adotou' um gato, chamado Leo, que fontes da instituição dizem ser "um sedativo" durante este conflito.

No início de março, poucos dias depois de a guerra começar, a 24 de fevereiro, militares resgataram os animais de um zoo em Kyiv, onde muitos animais morreram por causa dos bombardeamentos.

Mas os soldados e civis não têm salvado exclusivamente animais doméstico. Para além de um britânico ter percorrido mais de 2.500 km para salvar um leão e um tigre do zoo de Zaporizhzhia, no início do mês de março soldados resgataram animais de um zoo privado em Kyiv.

A guerra provocou a fuga de mais de 10 milhões de pessoas, incluindo mais de 4 milhões de refugiados em países vizinhos e cerca de 6,5 milhões de deslocados internos.

A ONU estima que cerca de 13 milhões de pessoas necessitam de assistência humanitária na Ucrânia.

A invasão russa foi condenada pela generalidade da comunidade internacional, que respondeu com o envio de armamento para a Ucrânia e o reforço de sanções económicas e políticas a Moscovo.

Leia Também: Cerca de 150 refugiados estão a viver em instalações das Misericórdias

Recomendados para si

;
Campo obrigatório