Meteorologia

  • 29 NOVEMBRO 2022
Tempo
10º
MIN 8º MÁX 16º

Presidente moçambicano inaugura hoje maior central solar do país

O Presidente moçambicano, Filipe Nyusi, inaugura hoje a central solar de Metoro, a maior deste tipo no país, na província de Cabo Delgado, região norte, anunciou em comunicado a Presidência da República.

Presidente moçambicano inaugura hoje maior central solar do país

"O Projeto da Central Solar de Metoro está inserido no plano do Governo de aumento da capacidade de produção e diversificação das fontes energéticas do país, em geral, e na região norte, em particular, com o objetivo de garantir energia de qualidade na província de Cabo Delgado", refere a nota.

A infraestrutura começou a ser construída em 2020, é constituída por 125.000 painéis fabricados na China, possui uma capacidade de 41 megawatt (MW) e pode injetar 69 gigawatts/hora por ano na rede da Eletricidade de Moçambique (EDM).

O projeto está orçado em 47,3 milhões de euros e resulta de uma parceria entre a EDM, com 25%, e a empresa francesa Néon, 75%.

O financiamento do projeto foi prestado pela Agência Francesa de Desenvolvimento (AFD), com um empréstimo de 40 milhões de dólares (34 milhões de euros), e o remanescente pelo Governo moçambicano.

Após 25 anos de operação, a infraestrutura passa para a EDM.

Leia Também: Funcionários do Estado e líderes comunitários voltam a Mocímboa da Praia

Recomendados para si

Seja sempre o primeiro a saber.
Sexto ano consecutivo Escolha do Consumidor e Prémio Cinco Estrelas para Imprensa Online.
Descarregue a nossa App gratuita.

Apple Store Download

;
Campo obrigatório