Meteorologia

  • 24 ABRIL 2024
Tempo
24º
MIN 13º MÁX 24º

Reino Unido recusa pagar gás russo em rublos

Boris Johnson junta-se às posições já partilhadas pela Alemanha e França.

Reino Unido recusa pagar gás russo em rublos

O Reino Unido não planeia pagar as importações de gás russo em rublos – foi assim que um porta-voz do primeiro-ministro britânico, Boris Johnson, reagiu ao decreto assinado pelo presidente da Rússia, Vladmir Putin, que estabelece que, a partir de sexta-feira, a Europa terá de pagar o gás na moeda oficial russa.

"Isso não é algo que iremos fazer", declarou aos jornalistas, citado pelo The Guadian, depois de ser questionado sobre se existe alguma circunstância em que o Reino Unido vá pagar em rublos pelo gás russo. 

Recorde -se que Putin assinou esta quinta-feira um decreto que determina que, a partir de amanhã, dia 1, a Europa terá de pagar o gás russo em rublos. Esta decisão, que já tinha sido previamente anunciada, surge em retaliação às sanções europeias adotadas contra a Rússia devido à invasão à Ucrânia.

Sublinhe-se que a União Europeia sofre de uma grande dependência do gás russo, que tenta contornar desde o início da guerra. 

Depois de ser anunciada a decisão de Putin, Alemanha e França anunciaram que estão "a preparar-se" para uma possível paralisação das importações de gás russo. O chanceler alemão Olaf Scholz garantiu que a Europa vai continuar a pagar em euros ou dólares e o ministro da Economia e das Finanças francês, Bruno Le Maire, também frisou que "contratos são contratos".

Leia Também: Alemanha recusa pagar gás em rublos e prepara-se para "qualquer cenário"

Recomendados para si

;
Campo obrigatório