Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
20º
MIN 15º MÁX 21º

Recuo da Rússia é sinónimo de "mais sofrimento", diz NATO

O secretário-geral da NATO disse o exército não estava a recuar, mas sim reagrupar, reabastecer e reforçar o seu exército.

Recuo da Rússia é sinónimo de "mais sofrimento", diz NATO

O secretário-geral da NATO disse, esta quinta-feira, que o recuo das tropas russas não significa que o Kremlin esteja a 'abrandar' a ofensiva, mas sim que o exército se está a concentrar na região separatista de Donbass.

Segundo Jens Stoltenberg disse, em Bruxelas,  o Kremlin está a preparar-se para causar "ainda mais sofrimento" na Ucrânia., segundo os dados recolhidos pelos serviços de inteligência. "A Rússia está a reagrupar, reabastecer e reforçar o seu exército, na região de Donbass. Ao mesmo tempo, mantém a pressão sobre outras cidades ucranianas", disse, citado pelo Financial Times

O responsável NATO sublinhou ainda que a Rússia não estava a cumprir com o prometido, quando falou em abrandar os ataques no Norte da Ucrânia. 

"A Rússia mente repetidamente sobre as suas intenções. Por isso, só podemos julgar a Rússia pelas suas ações e não pelas suas palavras", rematou.

Stoltenberg acrescentou que a NATO "continua a exercer pressão" sobre o Kremlin.

A Rússia lançou em 24 de fevereiro uma ofensiva militar na Ucrânia que matou pelo menos 1.189 civis, incluindo 108 crianças, e feriu 1.901, entre os quais 142 crianças, segundo os mais recentes dados da ONU.

A guerra provocou a fuga de mais de 10 milhões de pessoas, incluindo mais de quatro milhões para os países vizinhos.

A invasão russa foi condenada pela generalidade da comunidade internacional, que respondeu com o envio de armamento para a Ucrânia e o reforço de sanções económicas e políticas a Moscovo.

Leia Também: Zelensky pede aos Países Baixos se prepararem para boicotar energia russa

Recomendados para si

;
Campo obrigatório