Meteorologia

  • 25 ABRIL 2024
Tempo
16º
MIN 13º MÁX 19º

Sobe para 16 o número de mortos do ataque a prédio do governo em Mykolaiv

O anterior balanço dava conta de 33 feridos e a atualização não refere que o número tenha aumentado. 

Sobe para 16 o número de mortos do ataque a prédio do governo em Mykolaiv
Notícias ao Minuto

11:39 - 31/03/22 por Notícias ao Minuto

Mundo Ucrânia/Rússia

O número de mortos do ataque com míssil a um prédio administrativo em Mykolaiv, no sul da Ucrânia, subiu para 16, segundo o último balanço dos serviços de emergência.

Das vítimas mortais, 15 foram retiradas dos escombros já sem vida, sendo que uma pessoa morreu no hospital devido à gravidade dos ferimentos.

O anterior balanço dava conta de 33 feridos e a atualização não refere que o número tenha aumentado. 

"Os habitantes de Mykolaiv não representam qualquer ameaça à Rússia e mesmo assim, como todos os ucranianos, tornaram-se alvo das tropas russas", afirmou o presidente da Ucrânia, Volodymyr Zelensky sobre estas mortes. 

O Exército russo lançou várias operações militares desde 24 de fevereiro para controlar esta área, que dá à Ucrânia acesso ao mar Negro e está perto da cidade portuária de Odessa.

A Rússia lançou em 24 de fevereiro uma ofensiva militar na Ucrânia que matou pelo menos 1.151 civis, incluindo 103 crianças, e feriu 1.824, entre os quais 133 crianças, segundo os mais recentes dados da ONU, que alerta para a probabilidade de o número real de vítimas civis ser muito maior.

A guerra provocou a fuga de mais de 10 milhões de pessoas, incluindo mais de 3,8 milhões de refugiados em países vizinhos e quase 6,5 milhões de deslocados internos.

A ONU estima que cerca de 13 milhões de pessoas necessitam de assistência humanitária na Ucrânia.

A invasão russa foi condenada pela generalidade da comunidade internacional, que respondeu com o envio de armamento para a Ucrânia e o reforço de sanções económicas e políticas a Moscovo.

Leia Também: Ucraniano preso no México passa os dias no telefone à procura do pai

Recomendados para si

;
Campo obrigatório