Meteorologia

  • 11 AGOSTO 2022
Tempo
25º
MIN 19º MÁX 26º

Russos que saíram de Chernobyl terão sido envenenados por radiação

Há relatos de que os militares estarão a ser transportados para a Bielorrússia, após construírem trincheiras em zona de exclusão.

Russos que saíram de Chernobyl terão sido envenenados por radiação

Getty Images

Notícias ao Minuto

10:54 - 31/03/22 por Notícias ao Minuto

Mundo Chernobyl

Os soldados que abandonaram Chernobyl estarão a ser transportados para instalações médicas especiais na Bielorrússia, segundo avança o Guardian, depois de terem apresentado sintomas de envenenamento por radiação.

De acordo com a publicação, os militares russos, que ocuparam a central nuclear há quase quatro semanas, terão alegadamente construído trincheiras na zona de exclusão de Chernobyl, para além de conduzirem tanques pela área.

Estas ações foram descritas por trabalhadores da central nuclear como "uma missão suicida" já que, segundo a Reuters, os militares não usavam  fatos protetores nem máscaras enquanto conduziam pela 'Floresta Vermelha', que se denomina assim pela cor vermelha que as copas das árvores adquiriram após o desastre nuclear, em 1986. Ainda que as árvores tenham sido destruídas e enterradas, as sementes germinaram, assumindo a mesma cor.

Segundo o Guardian, que terá falado com cientistas no local em 1990, a zona só voltará a ser segura daqui a 24 mil anos.

Leia Também: Brasil oferece-se para substituir dependência energética europeia

Recomendados para si

Seja sempre o primeiro a saber.
Sexto ano consecutivo Escolha do Consumidor e Prémio Cinco Estrelas para Imprensa Online.
Descarregue a nossa App gratuita.

Apple Store Download

;
Campo obrigatório