Meteorologia

  • 18 ABRIL 2024
Tempo
24º
MIN 16º MÁX 26º

"Portugueses, russos nunca são de confiança", avisa responsável de Dnipro

O presidente da Câmara de Dnipro, a quarta maior da Ucrânia, alertou hoje que Portugal deve ajudar a parar a Rússia e apontou a cidadania portuguesa atribuída a Roman Abramovich como exemplo de "dinheiro sujo" que contamina as democracias ocidentais.

"Portugueses, russos nunca são de confiança", avisa responsável de Dnipro
Notícias ao Minuto

07:43 - 31/03/22 por Lusa

Mundo Ucrânia/Rússia

Borys Filatov admite que Portugal seja menos sensível à questão russa, um sinal de que a União Europeia "é bastante diversificada" e os países do leste europeu "sabem muito bem que Putin não vai parar" e, por isso, "têm uma postura única e comum".

"Não gostaria de comentar a posição de Portugal em particular, mas tudo o que eu quero é que o governo português e o povo português compreendam uma simples verdade: se não pararmos Putin aqui na Ucrânia, ele não vai parar; ele vai continuar a destruir o sistema de segurança mundial, e mais cedo ou mais tarde, isso será um problema para o povo português", explicou Filatov, em entrevista à Lusa.

"Todos nós, as elites ocidentais em primeiro lugar, a Alemanha e a França em particular, permitimos que um novo Hitler florescesse nas terras europeias. Não nos apercebemos que, ao longo dos últimos vinte anos, o novo Reich renasceu -- na Rússia - e se não o pararmos agora, o Reich irá alastrar", salientou, acrescentando "todos precisam de compreender" o problema, "incluindo o governo português".

Comentando o facto do Presidente Volodomyr Zelensky ter referido Portugal como um dos países que tem dúvidas sobre a entrada na Ucrânia na União Europeia, Borys Filatov afirmou que o "governo português e o povo português precisam de aprender uma coisa: os russos nunca são de confiança, em circunstância alguma".

"Os russos mentem sempre. Eles mentem o tempo todo e nunca os podemos deixar entrar na nossa casa", disse o autarca, apontando o processo de atribuição de nacionalidade portuguesa ao oligarca russo Roman Abramovich como um exemplo de corrupção, um caso que está a ser investigado em Portugal.

"Eu gostaria que [os portugueses] pensassem em algo, que pode ser uma espécie de coisa irracional, mas ainda assim é verdade. Abramovich obteve cidadania portuguesa por causa do dinheiro. Primeiro, vem o dinheiro sujo russo, depois os programas russos sujos aparecem na vossa televisão, depois começam a reescrever-vos a história, depois mexem com os vossos contos de fadas, depois mexem com as vossas cabeças, depois os russos deitam-se com as vossas mulheres, e no fim, o vosso país é tomado pelos russos de múltiplas maneiras", disse Borys Filatov.

Para o autarca, que gere a cidade que tem acolhido mais deslocados de guerra do país, vindos do leste, norte e sul, em fuga dos combates em cidades como Zaporijia, Mariupol, Kharkiv ou a região de Donbass, "os russos nunca poderão ser confiáveis em circunstância alguma, nunca os deixem entrar no vosso negócio; é um país de excluídos e precisa de ser retirado do mapa político do mundo; construam uma cerca alta e de betão à sua volta, e suspendam quaisquer relações diplomáticas".

Sobre a situação da população russófona, que Putin diz estar a tentar proteger das autoridades ucranianas, o autarca de Dnipro diz que os russos "acreditaram nas suas próprias mentiras".

"Eu sou russo, o meu pai é russo, a minha mãe é russa. Não há uma gota de sangue ucraniano em mim", mas se "os russos vierem, irei matá-los sem misericórdia, porque insistem numa "guerra absolutamente sem sentido".

A mulher de Borys Filatov é da mesma região que Vladimir Putin (São Petersbugo) e a sua sogra ainda lá vive. E quase todos os dias, a sua mulher fala com a mãe, que "compreende a situação da Ucrânia" e "tem pena", mas, ao mesmo tempo, "continua a acreditar na propaganda" de Moscovo.

"Por exemplo, ela disse-nos, a chorar, que a Polónia quer conquistar Kaliningrado", um enclave russo no mar Báltico.

Sobre o trabalho do Presidente Volodomyr Zelensky, Borys Filatov, que não é do mesmo partido, admitiu que "tinha problemas de relacionamento" mas agora, "para ser honesto", todos os políticos "que amam a Ucrânia apoiam o Presidente neste momento".

E esta união política verifica-se também ao nível das autarquias, como Dnipro. "No nosso conselho municipal, juntámos todos os partidos pró-ucranianos e todos têm responsabilidades".

Leia Também: Invasão russa mostra "inoperância" do sistema de direito internacional

Recomendados para si

;
Campo obrigatório