Meteorologia

  • 16 ABRIL 2024
Tempo
24º
MIN 13º MÁX 26º

EUA sancionam fornecedores do programa iraniano de mísseis balísticos

Os Estados Unidos impuseram hoje sanções financeiras a fornecedores do programa de mísseis balísticos iranianos, após um ataque reivindicado pelos Guardas da Revolução de Teerão no Curdistão iraquiano.

EUA sancionam fornecedores do programa iraniano de mísseis balísticos
Notícias ao Minuto

18:50 - 30/03/22 por Lusa

Mundo Nuclear

Estas medidas demonstram que os Estados Unidos "não hesitarão em atingir quem apoia o programa de mísseis balísticos do Irão", mesmo que tentem em paralelo concluir um compromisso para preservar o acordo sobre o nuclear iraniano, indicou em comunicado Brian Nelson, subsecretário do Tesouro (Finanças) norte-americano.

"Vamos também trabalhar com outros parceiros na região para que o Irão preste contas pelos seus atos, em particular as suas flagrantes violações da soberania dos seus vizinhos", acrescentou.

Estas sanções são dirigidas ao cidadão iraniano Mohammad Ali Hosseini e à sua "rede de sociedades" na qualidade de fornecedores desse programa. Os seus eventuais bens nos Estados Unidos vão ser congelados e interdito o seu acesso ao sistema financeiro norte-americano.

As medidas "seguem-se ao ataque de mísseis efetuado pelo Irão contra Erbil, no Iraque, em 13 de março", explicou o Tesouro.

O ataque foi reivindicado pelos Guardas da Revolução, o exército ideológico da República islâmica, que assegurou ter atingido um "centro estratégico" pertencente a Israel -- seu principal inimigo na região do Médio Oriente --, na região autónoma dos Curdistão iraquiano.

As sanções surgem num momento em que os Estados Unidos parecem próximos de um acordo com o Irão durante as negociações indiretas que decorrem há cerca de um ano em Viena para recuperar o moribundo acordo destinado a impedir que o Irão possua a bomba atómica.

No âmbito destas conversações, os iranianos pretendem que os norte-americanos retirem os Guardas da Revolução da sua lista negra de "organizações terroristas estrangeiras". No entanto, a direita norte-americana e Israel advertiram Washington contra semelhante decisão.

O Governo dos EUA pretende desta forma demonstrar firmeza através de novas sanções, e garantir que continuará a pressionar o Irão para que termine com as "atividades desestabilizadoras" no Médio Oriente.

Leia Também: Ataque com mísseis atinge um depósito de petróleo no oeste da Ucrânia

Recomendados para si

;
Campo obrigatório