Meteorologia

  • 24 ABRIL 2024
Tempo
14º
MIN 13º MÁX 24º

Tribunal europeu chumba pedido da Russia Today para escapar a sanções

A base francesa do canal estatal russo quer travar a suspensão da transmissão espoletada por sanções.

Tribunal europeu chumba pedido da Russia Today para escapar a sanções
Notícias ao Minuto

16:23 - 30/03/22 por Hélio Carvalho

Mundo Rússia

O Tribunal de Justiça da União Europeia (TJUE) chumbou esta quarta-feira um pedido da televisão estatal russa Russia Today de travar temporariamente a suspensão de transmissão imposta pelas sanções contra a Rússia.

Numa onda de sanções contra a Federação Russa devido à invasão na Ucrânia, a União Europeia e vários outros países suspenderem canais e agências de notícias estatais russas, com o objetivo de travar a propaganda russa.

O pedido feito pela RT partiu da sucursal francesa do canal - o Russia Today existe em várias línguas, sendo um dos principais meios de comunicação da Rússia.

O tribunal, situado no Luxemburgo, publicou que a declaração final do presidente aqui.

A Rússia tem contra-argumentado as sanções aos meios de comunicação estatais, afirmando que o mundo ocidental apenas permite uma visão parcial do mundo. Ao mesmo tempo, o estado russo tem oprimido e encerrado órgãos de comunicação independentes, que fugiam à propaganda do Kremlin.

Todos os órgãos russos que não descreverem a guerra como uma "operação militar especial" são imediatamente silenciados pelo Kremlin.

Leia Também: Russia Today pede a reguladora para retirar a licença de emissão à BBC

Recomendados para si

;
Campo obrigatório