Meteorologia

  • 25 ABRIL 2024
Tempo
13º
MIN 13º MÁX 19º

Ex-MNE russo diz que Rússia pode estar a "ganhar tempo para se reagrupar"

Andrei Kozyrev afirmou que "o regime de Putin entende a linguagem da força e somente força".

Ex-MNE russo diz que Rússia pode estar a "ganhar tempo para se reagrupar"

Andrei Kozyrev, ministro das dos negócios estrangeiros da Rússia entre 1990 e 1996, deu a sua opinião sobre a promessa da Rússia reduzir a sua operação militar em Kyiv e Chernihiv.

Utilizando a rede social Twitter desabafou que "as boas notícias das negociações Rússia/Ucrânia em Istambul não é que Putin esteja subitamente a agir de boa-fé, mas que a heroica resistência ucraniana está a fazer com que ele procure saídas e disfarces diplomáticos".

Este antigo governante é um crítico da guerra na Ucrânia e afirmou que a promessa de Moscovo reduzir a pressão sobre Kyiv "poderia facilmente ser uma manobra para ganhar tempo para a Rússia se reagrupar e depois atacar o mais forte que puder". 

Afirmou ainda que "o regime de Putin entende a linguagem da força e somente força", sendo que com com a derrota perto de Kyiv "Putin agora recorre a manobras militares diplomáticas e convencionais (não a armas nucleares táticas)".

Recorda-se que à semelhança deste antigo colaborador do Kremlin, o Ocidente e a Ucrânia têm sido altamente céticos em relação à última promessa da Rússia. Kozyrev deixou ainda o recado às forças ocidentais sobre estar a ficar "frio" no fornecimento de armas à Ucrânia ou sanções à Rússia, e salientou que Vladimir Putin até agora "apostou na fraqueza da Ucrânia e do ocidente".

Leia Também: Reino Unido recusa levantar sanções à Rússia apenas com cessar-fogo

Recomendados para si

;
Campo obrigatório