Meteorologia

  • 30 ABRIL 2024
Tempo
16º
MIN 12º MÁX 19º

MNE ucraniano apela aos países para criminalizarem uso da letra 'Z'

O pedido surge no dia seguinte à Alemanha ter anunciado que ia criminalizar a demonstração pública de apoio à guerra.

MNE ucraniano apela aos países para criminalizarem uso da letra 'Z'
Notícias ao Minuto

08:07 - 29/03/22 por Notícias ao Minuto

Mundo Ucrânia

O ministro dos Negócios Estrangeiros ucraniano apelou, esta terça-feira, aos governantes dos países que criminalizem o uso da letra 'Z' como demonstração pública de apoio à invasão das tropas russas.

Dmytro Kuleba escreveu no Twitter que "o apoio público a esta barbaridade tem que ser proibido", visto que a letra tem sido usada para distinguir os veículos russos. "'Z' significa crimes de guerra, cidades bombardeadas, milhares de ucranianos assassinados", continuou.

O pedido surge no dia seguinte aos governos federais de Berlim, da Baviera e da Baixa Saxónica terem anunciado que iam criminalizar a demonstração como manifestação de apoio público a guerras, que no país é punível com até três anos de prisão.

A guerra provocou a fuga de mais de 10 milhões de pessoas, incluindo mais de 3,8 milhões de refugiados em países vizinhos e quase 6,5 milhões de deslocados internos.

A ONU estima que cerca de 13 milhões de pessoas necessitam de assistência humanitária na Ucrânia.

A invasão russa foi condenada pela generalidade da comunidade internacional, que respondeu com o envio de armamento para a Ucrânia e o reforço de sanções económicas e políticas a Moscovo.

Leia Também: Pagar gás em rublos? G7 diz que não, Moscovo reitera ameaças

Recomendados para si

;
Campo obrigatório