Meteorologia

  • 23 ABRIL 2024
Tempo
19º
MIN 13º MÁX 24º

Exército canadiano planeia comprar 88 caças F-35 a empresa dos EUA

O Exército canadiano planeia comprar 88 caças F-35 da fabricante norte-americana Lockheed Martin, um contrato multibilionário para substituir a frota antiga, anunciou hoje a ministra da Defesa do Canadá, Anita Anand.

Exército canadiano planeia comprar 88 caças F-35 a empresa dos EUA
Notícias ao Minuto

07:21 - 29/03/22 por Lusa

Mundo Canadá

"O F-15 é usado pelos nossos parceiros da NATO em todo o mundo. Provou ser uma aeronave madura, adequada e interoperável, e é por isso estamos a passar para a fase de finalização", disse numa conferência de imprensa, referindo-se à "nova realidade global" e ao conflito na Ucrânia.

O Governo canadiano espera finalizar o contrato nos próximos sete meses para que os aviões sejam entregues a partir de 2025. Isso pode representar um investimento total de 19 mil milhões de dólares canadianos (cerca de 13,8 mil milhões de euros).

"Devemos garantir que as Forças Armadas canadianas tenham o equipamento necessário para garantir a segurança dos canadianos", afirmou.

"O Canadá tem um dos maiores espaços aéreos do mundo" e, portanto, deve "ser capaz de responder a uma ampla gama de ameaças", frisou.

Este investimento na aviação representa o maior em mais de 30 anos, indicou o Governo.

O Canadá já comprou equipamentos militares norte-americanos no passado, o que facilmente permite que o país esteja em sintonia com os seus aliados da NATO e do Comando de Defesa Aeroespacial da América do Norte (NORAD).

No entanto, é relembrado que o primeiro-ministro canadiano, Justin Trudeau, havia prometido não comprar o F-15 Lockheed Martin, quando chegou ao poder, considerando o modelo muito caro.

Leia Também: Vídeo mostra caças russos a atacar território ucraniano esta manhã

Recomendados para si

;
Campo obrigatório