Meteorologia

  • 25 ABRIL 2024
Tempo
13º
MIN 13º MÁX 19º

Jornal independente Novaya Gazeta suspende atividade até fim da guerra

O jornal cessou as suas operações por agora.

Jornal independente Novaya Gazeta suspende atividade até fim da guerra
Notícias ao Minuto

15:06 - 28/03/22 por Notícias ao Minuto

Mundo Ucrânia/Rússia

O jornal russo Novaya Gazeta disse que vai deixar de publicar até que a Rússia termine a sua "operação especial na Ucrânia".

O jornal é propriedade parcial do antigo agente da KGB Alexander Lebedev, que é o pai do proprietário do Evening Standard Evgeny Lebedev.

Lebedev condenou a invasão russa e apelou à retirada das suas tropas.

A Novaya Gazeta é conhecida pela sua cobertura crítica e investigativa da política e assuntos sociais russos, e no ano passado dois dos seus jornalistas ganharam um Prémio Nobel da Paz "pelos seus esforços para salvaguardar a liberdade de expressão".

O jornal cessou as suas operações por agora devido a uma nova lei russa que proíbe a cobertura crítica do conflito, sendo que a lei proíbe os termos "guerra" ou "invasão". 

A decisão foi tomada depois de o jornal receber um segundo aviso do Roskomnadzor - o órgão estatal que monitoriza a área da comunicação na Rússia.

A Rússia lançou em 24 de fevereiro uma ofensiva militar na Ucrânia que matou pelo menos 1.119 civis, incluindo 139 crianças, e feriu 1.790, entre os quais 200 crianças, segundo os mais recentes dados da ONU, que alerta para a probabilidade de o número real de vítimas civis ser muito maior.

A guerra provocou a fuga de 10 milhões de pessoas, incluindo mais de 3,8 milhões de refugiados em países vizinhos e quase 6,5 milhões de deslocados internos.

A ONU estima que cerca de 13 milhões de pessoas necessitam de assistência humanitária na Ucrânia.

Leia Também: Ucrânia: Pelo menos 160 mil civis permanecem em Mariupol

Recomendados para si

;
Campo obrigatório