Meteorologia

  • 26 ABRIL 2024
Tempo
15º
MIN 12º MÁX 17º

Moscovo expulsa diplomatas eslovacos por decisão idêntica de Bratislava

Moscovo anunciou hoje a expulsão de três diplomatas eslovacos, em resposta a uma decisão semelhante da Eslováquia, uma determinação que Bratislava considera "sem fundamento" garantindo que os seus representantes, ao contrário dos russos, respeitam escrupulosamente a Convenção de Viena.

Moscovo expulsa diplomatas eslovacos por decisão idêntica de Bratislava
Notícias ao Minuto

14:27 - 28/03/22 por Lusa

Mundo Moscovo

A Rússia "decidiu declarar 'persona non grata' três diplomatas da embaixada eslovaca. Devem deixar o território da Federação Russa dentro de 72 horas", disse o Ministério dos Negócios Estrangeiros russo em comunicado.

O embaixador eslovaco foi convocado hoje ao ministério para ser notificado da decisão, segundo o comunicado, onde Moscovo também "protestou veementemente" contra "os obstáculos ao trabalho das missões russas na Eslováquia e as ameaças ao seu funcionamento seguro".

A Eslováquia decidiu em meados de março expulsar três diplomatas russos "pela sua atividade em violação da Convenção de Viena sobre relações diplomáticas", segundo o Ministério dos Negócios Estrangeiros eslovaco.

Em reação ao anúncio feito hoje por Moscovo, a Eslováquia considera "sem fundamento" a decisão do Kremlin, disse o porta-voz do Ministério dos Negócios Estrangeiros eslovaco, Juraj Tomaga, citado pela agência espanhola Efe.

Bratislava diz que a expulsão é "infundada, uma vez que os diplomatas eslovacos em todo o mundo, ao contrário dos diplomatas russos na Eslováquia, respeitam escrupulosamente a Convenção de Viena", disse Tomaga.

A fórmula diplomática do comunicado sobre a violação da Convenção de Viena é frequentemente utilizada para denunciar atividades de espionagem.

Leia Também: Chernobyl. Moscovo diz que níveis de radiação estão "estáveis" na Rússia

Recomendados para si

;
Campo obrigatório