Meteorologia

  • 28 MARçO 2024
Tempo
18º
MIN 11º MÁX 18º

Antigo bispo de Nova Iorque denuncia crimes de abuso sexual de menores

O testemunho do ex-responsável pela diocese de Albany surgiu na sequência de centenas de queixas.

Antigo bispo de Nova Iorque denuncia crimes de abuso sexual de menores
Notícias ao Minuto

10:51 - 28/03/22 por Notícias ao Minuto

Mundo Abuso sexual

O antigo bispo da diocese de Albany, em nova Iorque, admitiu ter escondido alegados crimes de abuso sexual cometidos por padres da instituição

A confissão de Howard Hubbard, feita o ano passado e conhecida na passada sexta-feira, surgiu na sequência de centenas de queixas de abuso sexual de menores contra a instituição.

Segundo as publicações internacionais, o ex-responsável (foi bispo entre 1977 e 2014), que é um dos acusados, alegou que não denunciou nenhum dos casos porque não sentiu que a lei o obrigava a tal e, em parte, para evitar um escândalo e proteger a reputação da instituição. 

Durante os quatro dias que demorou o testemunho, o ex-responsável denunciou alguns padres e admitiu, no entanto, que a diocese mantinha os registo de alegados crimes de abuso sexual. Um porta-voz da instituição emitiu, entretanto, um comunicado e, não se referindo à confissão do ex-responsável, afirmou que as prioridades da diocese seriam “a proteção e assistência das vítimas e o apuramento da verdade”.

Em comunicado, uma advogada de defesa disse que o público iria poder “ler com horror” a transcrição do testemunho do ex-responsável, assim como “ver a culpa da diocese em perpetuar uma cultura de abusos sexuais cometidos por padres que se permitiu durante décadas”.

Leia Também: Nova Constituição reforça combate ao abuso sexual na Igreja Católica

Recomendados para si

;
Campo obrigatório