Meteorologia

  • 01 MAIO 2024
Tempo
13º
MIN 10º MÁX 16º

El Salvador lança operação contra gangues após 20 homicídios num dia

A polícia e o exército de El Salvador lançaram uma operação, no sábado, contra a Mara Salvatrucha, um dos bandos mais perigosos do país, depois de terem registado 20 homicídios em menos de 24 horas.

El Salvador lança operação contra gangues após 20 homicídios num dia
Notícias ao Minuto

06:51 - 27/03/22 por Lusa

Mundo El Salvador

Vários líderes do bando foram detidos e acusados de serem "responsáveis pelos homicídios registados nas últimas horas", disse a Polícia Nacional Civil (PNC) salvadorenha, em comunicado.

Desde sexta-feira, "mais de 20 homicídios e feminicídios" foram cometidos em El Salvador, de acordo com o procurador-adjunto para a defesa dos direitos humanos Ricardo Martinez.

Fontes policiais relataram um total de 30 homicídios em 24 horas.

"Desde ontem, assistimos a um novo surto de homicídios, algo contra o qual temos trabalhado arduamente. Enquanto lutamos contra os agressores na rua, estamos a tentar decifrar o que está a acontecer e quem está por detrás e de onde vem o financiamento", disse o Presidente salvadorenho, Nayib Bukele, numa declaração, ao convocar uma reunião de crise de oficiais de segurança.

A Mara Salvatrucha, Barrio 18 e outros gangues, que vivem principalmente do tráfico de droga e da extorsão, têm cerca de 70 mil membros em todo o país, incluindo mais de 17 mil na prisão, de acordo com as autoridades.

No ano passado, El Salvador registou 1.140 homicídios, ou 18 por 100 mil habitantes, o número mais baixo desde o fim da guerra civil em 1992.

Leia Também: Iémen: Guterres condena ataques e rebeldes anunciam cessar-fogo de 3 dias

Recomendados para si

;
Campo obrigatório