Meteorologia

  • 25 ABRIL 2024
Tempo
14º
MIN 13º MÁX 19º

Inquérito ao envenenamento de britânica vai procurar envolvimento russo

O responsável por um inquérito público à morte de uma britânica por envenenamento com uma substância química prometeu hoje uma "investigação rigorosa" ao possível envolvimento russo.

Inquérito ao envenenamento de britânica vai procurar envolvimento russo
Notícias ao Minuto

19:41 - 25/03/22 por Lusa

Mundo Londres

Numa audiência preliminar realizada hoje em Londres, no edifício Royal Courts of Justice, Anthony Hughes disse que a guerra na Ucrânia aumenta a importância de "conclusões claras".

Dawn Sturgess morreu aos 44 anos, em julho de 2018 em Amesbury, depois de entrar em contato com o agente neurotóxico Novichok, que tinha sido usado para envenenar o antigo espião russo Sergei Skripal na cidade próxima de Salisbury. 

A britânica morreu no hospital após contacto com a substância num frasco de perfume encontrado no lixo, que o namorado lhe deu com presente, mas Skripal e a filha, também atingida, sobreviveram.

Na audiência preliminar, o juiz aposentado disse que o inquérito iria analisar com "assuntos variados, incluindo política internacional e ciência complexa".

Uma investigação policial identificou dois homens russos, Alexander Petrov e Ruslan Boshirov, como principais suspeitos do ataque, e um terceiro, Denis Sergeev, como cúmplice, mas a Rússia recusou a extradição.

"Um inquérito como este não conduz a um julgamento. Não pode condenar ninguém de nada, mas será necessário, a meu ver, decidir se os factos alegados estão provados ou não", afirmou o magistrado.

O atraso das autoridades na informação necessária deverá ter impacto nos procedimentos, pelo que as primeiras audiências poderão começar só em 2023. 

Leia Também: Costa e Sánchez anunciam acordo de líderes da UE para exceção ibérica

Recomendados para si

;
Campo obrigatório