Meteorologia

  • 25 ABRIL 2024
Tempo
17º
MIN 13º MÁX 19º

G7 condena teste de mísseis balísticos pela Coreia do Norte

O G7 condenou hoje a continuação dos testes de mísseis balísticos pela Coreia do Norte, qualificando a atitude como uma "violação flagrante" das obrigações de Pyongyang perante as Nações Unidas.

G7 condena teste de mísseis balísticos pela Coreia do Norte
Notícias ao Minuto

18:05 - 25/03/22 por Lusa

Mundo G7

"Essas ações imprudentes ameaçam a paz e a segurança regional e internacional, representam um risco perigoso e imprevisível para a aviação civil internacional e a navegação marítima na região e exigem uma resposta unida da comunidade internacional", disseram os chefes de diplomacia do G7, bem como o Alto Representante da União Europeia, num comunicado.

O líder norte-coreano Kim Jong Un ordenou e supervisionou pessoalmente o disparo de um míssil balístico intercontinental (ICBM), para testar a prontidão de Pyongyang para um "confronto prolongado" com os Estados Unidos, informou hoje a agência de notícias estatal.

O míssil, Hwasong-17, é capaz de atingir qualquer parte do território norte-americano e, neste teste, caiu na zona económica marítima exclusiva do Japão.

Os signatários do texto pedem à Coreia do Norte que "aceite as repetidas ofertas de diálogo feitas por todas as partes envolvidas", incluindo os Estados Unidos, a Coreia do Sul e o Japão, e que "abandone os seus programas de armas de destruição em massa e mísseis balísticos, de uma forma integral, verificável e irreversível".

A declaração também pede que todos os estados implementem plena e efetivamente todas as medidas restritivas relacionadas com a Coreia do Norte impostas pelo Conselho de Segurança das Nações Unidas e abordem o risco de proliferação de armas de destruição em massa da Coreia do Norte como uma prioridade urgente.

Leia Também: G7 coordena sanções a transações em ouro pelo banco central da Rússia

Recomendados para si

;
Campo obrigatório