Meteorologia

  • 18 MAIO 2024
Tempo
19º
MIN 13º MÁX 20º

Capelão militar morto na Rússia por 'rockets' ucranianos

Um capelão militar foi morto por 'rockets' ucranianos numa vila fronteiriça russa não muito longe da cidade ucraniana de Kharkiv, no meio de intensos combates, anunciou hoje a Igreja Ortodoxa.

Capelão militar morto na Rússia por 'rockets' ucranianos
Notícias ao Minuto

14:09 - 25/03/22 por Lusa

Mundo Rússia/Ucrânia

"O capelão (Oleg Artiomev) estava ontem [quinta-feira] à noite na aldeia de Jouravliovka quando sucumbiu sob o disparo de Smertchs [um tipo de 'rocket'] ucranianos, morrendo no cumprimento do dever", disse o departamento militar da Igreja.

Esta é a primeira morte em território russo por fogo ucraniano que foi tornada pública desde o início da ofensiva na Ucrânia, em 24 de fevereiro.

Jouravliovka, na região russa de Belgorod, está localizada a apenas dois quilómetros da fronteira ucraniana e a menos de 30 quilómetros de Kharkiv, a segunda maior cidade da Ucrânia, que o exército russo está a tenta capturar.

Esta semana, os projéteis ucranianos já tinham caído em Jouravliovka e na aldeia vizinha de Nekhoteevka, destruindo casas e carros sem causar vítimas, tendo obrigado à retirada de 196 habitantes, segundo a agência noticiosa russa TASS.

A Rússia lançou em 24 de fevereiro uma ofensiva militar na Ucrânia que causou, entre a população civil, pelo menos 1.035 mortos, incluindo 90 crianças, e 1.650 feridos, dos quais 118 são menores, e provocou a fuga de mais 10 milhões de pessoas, entre as quais 3,70 milhões para os países vizinhos, segundo os mais recentes dados da ONU.

Segundo as Nações Unidas, cerca de 13 milhões de pessoas necessitam de assistência humanitária na Ucrânia.

A invasão russa foi condenada pela generalidade da comunidade internacional, que respondeu com o envio de armamento para a Ucrânia e o reforço de sanções económicas e políticas a Moscovo.

Leia Também: AO MINUTO: "Guerra total" à Rússia; Expulsão do G20 "não será mortal"

Recomendados para si

;
Campo obrigatório