Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
19º
MIN 15º MÁX 21º

Líder da oposição bielorrussa apela a militares que recusem lutar

A líder da oposição bielorrussa Svetlana Tikhanovskaya instou hoje as forças do seu país a recusarem-se participar na invasão russa da Ucrânia, caso seja solicitado, elogiando os voluntários bielorrussos que luta ao lado dos ucranianos.

Líder da oposição bielorrussa apela a militares que recusem lutar
Notícias ao Minuto

22:48 - 24/03/22 por Lusa

Mundo Guerra na Ucrânia

"Os nossos soldados bielorrussos compreendem que os ucranianos são nossos irmãos e irmãs e não queremos lutar contra eles", disse Tikhanovskaya numa reunião com a comunidade bielorrussa em Varsóvia, citada pela agência de noticias France-Presse (AFP).

"Não queremos tornar-nos inimigos", acrescentou.

A Bielorrússia é governada por Alexander Lukashenko, um aliado próximo do presidente russo Vladimir Putin que é fortemente dependente de Moscovo.

Na guerra que começou há um mes, a Bielorrússia deu a Moscovo uma vantagem estratégica fundamental ao permitir às tropas russas atacar a Ucrânia a partir do seu território, mas até agora não participou diretamente no conflito, refere a AFP.

Os soldados bielorrussos "não têm de partilhar a responsabilidade pelas ações do regime de Lukashenko", insistiu Tikhanovskaya.

A líder da oposição bielorussa elogiou os voluntários do seu país que estão a participar no conflito ao lado dos ucranianos: "Temos muito orgulho neles. Estão a defender a independência da Ucrânia, mas também estão a defender o nosso futuro.

Tikhanovskaya reclamou a vitória sobre Lukashenko nas eleições presidenciais de 2020, vendo-se obrigada a fugir para a vizinha Lituânia após Lukashenko ter lançado uma sangrenta repressão contra a oposição.

Lukashenko está no poder na Bielorrússia desde 1994.

Leia Também: 'Vice' da UEFA arrasador: "Expulsava Rússia e Bielorrússia de tudo"

Recomendados para si

;
Campo obrigatório