Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
19º
MIN 15º MÁX 21º

AO MINUTO: EUA e UE avançam com apoios; Fim da guerra a 9 de maio?

Acompanhe aqui AO MINUTO os mais recentes desenvolvimentos sobre a guerra na Ucrânia.

AO MINUTO: EUA e UE avançam com apoios; Fim da guerra a 9 de maio?

Assinala-se esta quinta-feira, 24 de março, um mês desde o início da invasão russa à Ucrânia.

Neste contexto, hoje é um dia histórico no que diz respeito ao conflito, tendo acontecido em Bruxelas a cimeira extraordinária da NATO com a presença do presidente americano, bem como o encontro do G7 e Conselho hEuropeu. Pela primeira vez, Volodymyr Zelensky marcou presença -ainda que virtualmente -  no encontro da Aliança.

Já esta tarde o secretário-geral da NATO disse que os aliados estão "a fazer o que podem" para armar a Ucrânia e que ouviram "muito atentamente" a intervenção do Presidente ucraniano.

Acompanhe aqui AO MINUTO os mais recentes desenvolvimentos sobre a guerra na Ucrânia:

00h10 - Boa noite! Este registo termina aqui. Será retomado amanhã o acompanhamento de todos os desenvolvimentos da Guerra na Ucrânia.

00h05 - Oito dias depois, forças russas libertam jornalista ucraniano

Oleh Baturin, jornalista do Novy Den, um jornal ucraniano, foi sequestrado pelos militares russos no dia 12 de março, numa paragem de autocarro em Kakhovka, e detido ilegalmente durante mais de uma semana pelo FSB russo, sabe-se agora que foi libertado no dia 20 de março.

23h55 - Em vídeo, Zelensky compara conflito na Ucrânia à II Guerra Mundial

O Presidente ucraniano, Volodymyr Zelensky, comparou esta quinta-feira, através de um novo vídeo partilhado nas suas redes sociais, o conflito no país à II Guerra Mundial.

"Em um mês de guerra, 4.379 casas foram destruídas. 6,5 milhões de ucranianos deixaram as suas casas. Milhares morreram, incluindo 121 crianças. Parem o fascismo russo!", escreveu o líder ucraniano nas redes sociais.

23h48 - Bélgica dará mais mil milhões à Defesa para reforçar flanco leste da NATO

A Bélgica vai aplicar mais 1.000 milhões de euros na Defesa para apoiar o dispositivo da NATO que tem vindo a reforçar o flanco leste, desde o início da invasão russa da Ucrânia, divulgou hoje o governo belga.

23h39 - Zelensky dá a quatro cidades o título honorário de 'Cidade Herói' e a sete membros do serviço da Guarda Nacional o título de 'Herói da Ucrânia'

As quatro cidades a receber o título foram Bucha, Irpin, Mykolaiv e Okhtyrka.

Em simultâneo, cinco dos sete militares receberam o prêmio de forma póstuma.

23h34 - Tropas russas matam seis civis ucranianos na fila de ajuda humanitária

Seis civis foram mortos e 15 ficaram feridos devido a um ataque de mísseis russos a uma fila de ajuda humanitária, esta quinta-feira, em Kharkiv.

23h27 - Trabalhadores de Chernobyl não podem trabalhar devido a bombardeamentos, diz a AIEA

A Agência Internacional de Energia Atômica (AIEA), informou esta quinta-feira que Ucrânia lhes comunicou que as forças russas estão a bombardear postos de controlo na cidade de Slavutych.

A cidade tem cerca de 25 mil habitantes é onde vivem muitos trabalhadores da central nuclear de Chernobyl o que os impede de se deslocarem para o local de trabalho e fazerem os seus turnos rotativos.

23h20 - A Austrália impõe sanções ao presidente da Bielorrússia e à Rússia

A Austrália impôs sanções ao presidente da Bielorrússia Alexander Lukashenko e a membros da sua família, em simultâneo anunciou sanções a 22 indivíduos russos que descreveu como "propagandistas e agentes de desinformação".

23h08 - Suíça congela bens de cidadãos russos no montante de 5,6 mil milhões

O governo suíço congelou ativos de cidadãos russos sancionados no seguimento da invasão russa da Ucrânia no montante de 5,750 mil milhões de francos (5,6 mil milhões de euros), informou hoje o Ministério da Economia helvético.

23h00 - Líder da oposição bielorrussa apela a militares que recusem lutar

A líder da oposição bielorrussa Svetlana Tikhanovskaya instou hoje as forças do seu país a recusarem-se participar na invasão russa da Ucrânia, caso seja solicitado, elogiando os voluntários bielorrussos que luta ao lado dos ucranianos.

22h50 - EUA abrem duas acusações contra quatro cidadãos russos por associação com hackers

O Departamento de Justiça dos EUA abriu duas acusações contra quatro cidadãos russos que trabalharam para o governo russo, e podem estar associados a hackers que conduziram invasões de computadores a empresas do setor energético entre 2012 e 2018 .

22h41 - Alemanha avisa que Rússia pode tentar desestabilizar Balcãs

A ministra dos negócios rstrangeiros da Alemanha, Annalena Baerbock, avisou hoje que a Europa precisa de ter cuidado com os esforços russos para destabilizar a região dos Balcãs Ocidentais, no contexto da guerra na Ucrânia.

22h38 - A Ucrânia está a lançar ataques contra alvos russos de "alto valor", diz o ministério da defesa do Reino Unido

As forças ucranianas lançaram ataques contra alvos de "alto valor" em áreas ocupadas pelos russos na Ucrânia, disse o ministério da defesa do Reino Unido na sua última atualização de inteligência. 

22h28 - Venda de antidepressivos e comprimidos para dormir dispara na Rússia

Desde o início do conflito na Ucrânia que a compra de antidepressivos e comprimidos para dormir, entre outros medicamentos, aumentou por parte do povo russo, de acordo com dados divulgados esta quinta-feira.

22h27 - EUA e UE prometem avançar com mais de 1,4 milhões em ajuda humanitária

Os Estados Unidos e a União Europeia (UE) disponibilizaram-se hoje a avançar com 1,4 mil milhões de euros em ajuda humanitária para apoiar a população ucraniana a enfrentar os "graves impactos" da guerra na Ucrânia provocada pela Rússia.

22h24 - Duas crianças foram mortas pela Rússia na região de Donetsk

Os óbitos a lamentar são uma menina de 11 anos em Mariupol e um menino de 14 anos na cidade de Yasnaya Polyana, de acordo com o chefe da Administração Estatal de Donetsk, Pavlo Kyrylenko.

22h20 - Rússia disparou contra comboio de evacuação perto de Kyiv

As forças russas dispararam contra um comboio que transportava deslocados internos ucranianos de Kyiv para Ivano-Frankivsk, segundo o The Kyiv Independent. Não se registam feridos até ao momento.

22h16 - Von der Leyen e Biden querem travar Rússia de pagar guerra com ouro

A líder da Comissão Europeia, Ursula von der Leyen, e o Presidente norte-americano, Joe Biden, comprometeram-se hoje a limitar a capacidade do regime russo em utilizar reservas internacionais, incluindo de ouro, para financiar a guerra na Ucrânia.

22h05 - Cabeça de porco deixada à porta de editor de rádio em Moscovo

Aleksei Venediktov, editor da última estação de rádio independente da Rússia, Ekho Moskvy, que foi proibida pelas autoridades russas dias depois da guerra, surpreendeu-se esta quinta-feira quando encontrou uma cabeça de porco na porta da sua casa com uma nota que dizia "Porco Judeu".

Segundo a BBC, o radialista vai agora recorrer à polícia para descobrir a origem do assunto que pode estar relacionado com um processo de desnazificação da Rússia.

21h50 - Rússia abre "corredor humanitário" para 67 barcos estrangeiros

O responsável do Centro de Controlo da Defesa Nacional russo, Mikhail Mizintsev, disse num comunicado que se trata de barcos de 15 países que não podem sair de forma segura dos portos de Mykolaiv, Chernomorsk, Ochakov, Odessa e Yuzhny.

21h40 - Um mês de guerra na Ucrânia. Veja o antes e depois dos ataques
 
Imagens de satélite mostram o rasto de destruição deixado pelas tropas russas em várias regiões do país. A cidade portuária de Mariupol é uma das mais atingidas. Veja aqui o Antes e o Depois.

21h30 - Discussão de estatuto da Crimeia e Donbass desagrada a Kyiv, diz Erdogan
 
A Ucrânia está a chegar a acordo com a Rússia na sua relação com a NATO, desarmamento e outros pontos, mas "não lhe parece bem" a negociação do estatuto da Crimeia e do Donbass, indicou esta quinta-feira o Presidente turco.

20h57 - Scholz diz que contratos para importação de energia russa são em euros

O chanceler alemão, Olaf Scholz, afirmou esta quinta-feira que a análise dos contratos de abastecimento energético com a Rússia revelou que está previsto o pagamento em euros ou dólares e é o que "está em vigor".

20h50 - Rússia quer acabar com a guerra até 9 de maio, diz o Estado-Maior Geral das Forças Armadas da Ucrânia

De acordo com informações do Estado-Maior Geral das Forças Armadas da Ucrânia, publicadas na rede social Facebook, as tropas russas estão a ser informadas de que a guerra deve terminar até 9 de maio, um dia que representa a vitória Russa sobre a Alemanha Nazi.

20h40 - Antony Blinken vai discutir o papel de Israel como mediador, este sábado

O secretário de Estado dos EUA, Antony Blinken vai discutir o papel de Israel como mediador entre a Rússia e a Ucrânia como parte da sua visita ao Oriente Médio e Norte de África, que começa no sábado.

20h25 - A Ucrânia "certamente pode vencer", diz Boris Johnson

"Acho que a Ucrânia certamente pode vencer", disse o primeiro-ministro do Reino Unido, Boris Johnson, à BBC, esta tarde.

Durante a conversa afirmou ainda que considera "que vai ser fácil" porque "Putin já falhou, ou perdeu" e na sua opinião "ele literalmente não tinha ideia de que os ucranianos iriam mostrar esta resistência que são, e ele entendeu mal o que é a Ucrânia".

Quanto aos desejos futuros do presidente russo Johnson disse que "não está otimista" de que Putin realmente queira a paz.

20h07 - 'Vice' da UEFA disse hoje que "expulsava Rússia e Bielorrússia de tudo"

Zbigniew Boniek, vice-presidente da UEFA garantiu que continua atento ao papel que o país assume na invasão das forças militares russas à Ucrânia e disse hoje, entrevista ao portal polaco Polsatsport, que: "Se tudo dependesse apenas de mim, expulsava Rússia e Bielorrússia de tudo".

20h05 - Câmara de Lisboa deu resposta e encaminhou cerca cerca de mil refugiados

Os serviços da Câmara Municipal de Lisboa já acolheram e encaminharam cerca de mil pessoas refugiadas da guerra na Ucrânia, disse hoje a vereadora dos Direitos Humanos e Sociais, Laurinda Alves.

20h00 - Nova lei ucraniana pune até 12 anos de cadeia quem colabore com a Rússia

A Rada, o Parlamento ucraniano, aprovou hoje um projeto de lei que torna a "colaboração" com a Rússia punível com até 12 anos de prisão, numa votação que aconteceu um mês após o início da invasão russa da Ucrânia.

19h54 - "Acho improvável que haja uma guerra completa entre a Rússia e a NATO", diz o secretário-geral da NATO

Em declarações à CNN, Jens Stoltenberg, disse que a situação na Ucrânia é “extremamente imprevisível” mas que acha "improvável que haja uma guerra completa entre a Rússia e a NATO".

Disse ainda que a Aliança enfrenta uma nova realidade, para a qual deve estar preparada a longo prazo e que "os russos não estão prontos" para aliviar o conflito.

19h45 - Mais de 4.300 casas destruídas e 121 crianças mortas desde o início da invasão russa, segundo o parlamento ucraniano

Um total de 4.379 casas foram destruídas desde o início da guerra na Ucrânia, disse o parlamento do país no seu canal oficial da rede social Telegram. Acrescentou também que 6,5 milhões de ucranianos deixaram as suas casas e que milhares de pessoas foram mortas, incluindo 121 crianças. 

19h30 - Mais de metade das crianças da Ucrânia estão deslocadas após um mês de guerra

Um mês de guerra na Ucrânia levou ao deslocamento de mais da metade da população infantil da Ucrânia, de acordo com a UNICEF. Segundo a organização 4,3 milhões de crianças estão deslocadas neste momento. 

19h00 - Libertado espanhol detido em manifestação na Ucrânia por tropas russas

Mariano García, espanhol de 74 anos, residente na cidade ucraniana de Kherson, foi libertado uma semana depois de ter sido preso pelas tropas enquanto estava numa manifestação contra a invasão russa.

18h40 - Há dúvidas sobre o paradeiro do ministro da Defesa da Rússia

As especulações sobre o paradeiro do ministro da Defesa russo, Sergei Shoigu, aumentaram, esta quinta-feira, quando o porta-voz do Kremlin se recusou a comentar sobre relatos de problemas de saúde de Sergei Shoigu.

18h20 - Bailarinas ucranianas acolhidas por maior companhia de bailado de Berlim

As bailarinas ucranianas forçadas a fugir da guerra na Ucrânia encontraram um lar temporário na principal companhia de balé da capital alemã - Staatsballett - que lhes fornece um espaço para praticar, alojamento, roupa e orientação profissional.

18h15 - Marcelo diz que Putin "cometeu um erro ao subestimar a resistência ucraniana"

Marcelo Rebelo de Sousa considera que "é evidente" que quem "pensou esta agressão" falhou "pontos fundamentais" e lembra que a NATO e a União Europeia continuam "unidas".

18h10 - EUA abrem as portas a até 100 mil pessoas vítimas da "agressão russa"

Os Estados Unidos disponibilizaram-se para acolher até 100 mil ucranianos e "outros fugitivos da agressão russa", no dia em que o Presidente Joe Biden participa em várias reuniões internacionais em Bruxelas sobre a guerra na Ucrânia.

18h00 - 1 em 4 civis deixou casa na Ucrânia. 3,7 milhões de refugiados, diz ONU

Cerca de 3,7 milhões de pessoas fugiram da Ucrânia desde 24 de fevereiro devido aos combates desencadeados pela invasão militar russa, segundo dados divulgados hoje pela Organização das Nações Unidas (ONU)

17h36 - Principais pontos da intervenção de Joe Biden:

  • O presidente anunciou novas sanções a mais de 400 indivíduos e entidades russas;
  • "Os Estados Unidos estão comprometidos em fornecer mais de 2 mil milhões de dólares em equipamentos militares à Ucrânia". Segundo o presidente, vão ser doados "sistemas antiaéreos, sistemas antiblindagem e munições", e disse que as "armas estão ir para a Ucrânia" enquanto falava;
  • Vão ser também dados "mil milhões de dólares em assistência humanitária para ajudar a aliviar milhões de ucranianos afetados pela guerra na Ucrânia";
  • Afirmou que "Putin queria a divisão da NATO" e que "ficou claro (...) que ele não achava que poderíamos ter esta coesão";
  • Salientou que "a NATO nunca esteve tão unida como hoje";
  • Questionado sobre a ameaça de armas químicas, o governante disse que: "Nós responderíamos se ele as usasse. A natureza da resposta dependeria da natureza do uso";
  • Biden diz que a China entende as consequências económicas de ajudar a Rússia na guerra, e disse que considera "que a China entende que o seu futuro económico está muito mais ligado ao Ocidente do que à Rússia";
  • Foi também discutida a situação da escassez de alimentos e o governante disse que esta será "real" e chamou a Ucrânia e a Rússia de "celeiro" da Europa;
  • Biden diz acreditar que a Rússia deve ser removida do G20 (grupo formado pelas 19 maiores economias do mundo mais a União Europeia);
  • O presidente americano vai visitar refugiados durante a sua viagem à Polónia, na sexta-feira.

17h34 - O Presidente dos EUA, Joe Biden está neste momento a falar em conferência de imprensa depois das reuniões com os líderes mundiais

17h20 - Borrell diz que em duas semanas está escolhido um vencedor da guerra

"Nas próximas duas semanas, as armas irão decidir para que lado cai a vitória, temos que continuar a apoiar a Ucrânia com armamento e equipamento militar", disse Borrell, à entrada para uma reunião do Conselho Europeu, em Bruxelas.

17h05 - Marcelo promulga dois diplomas de apoio a refugiados ucranianos

Marcelo Rebelo de Sousa, promulgou esta quinta-feira dois diplomas relativos à invasão russa de que a Ucrânia.

O primeiro diploma estabelece "medidas relativas ao reconhecimento de qualificações profissionais de beneficiários de proteção temporária", já o segundo promulga as "medidas de apoio às famílias e às empresas no âmbito do conflito armado na Ucrânia", indica uma nota no site da Presidência.

16h52 - G7 pronto para aplicar as sanções adicionais necessárias contra a Rússia

Os líderes do G7 estiveram hoje reunidos em Bruxelas para discutir a guerra na Ucrânia, e emitiram agora um comunicado conjunto do qual se destacam os principais pontos:

  • Os governantes dizem que permanecem "unidos" na sua determinação de "restaurar a paz, a estabilidade e defender o direito internacional";
  • "Continuam escandalizados e condenam os ataques devastadores" na Ucrânia;
  • O G7 pediu que as forças russas forneçam imediatamente "caminhos seguros" para a Ucrânia e que a ajuda humanitária seja entregue a Mariupol e outras cidades sitiadas;
  • Pediram também às "autoridades bielorrussas que evitem uma nova escalada e se abstenham de usar suas forças militares contra a Ucrânia";
  • Estão prontos para aplicar medidas adicionais à Rússia, se necessário;
  • Confirmam que o ataque da Rússia já "arriscou a segurança de instalações nucleares" na Ucrânia;
  • Foi feito o alerta à Rússia contra "qualquer ameaça ou uso de armas químicas, biológicas e nucleares ou materiais relacionados";
  • Vão tentar continuar a ajudar a Ucrânia a defender-se contra ataques informáticos;
  • Vão ser tomadas medidas para "ampliar" o apoio aos refugiados
  • Estão a ser feitos esforços para reduzir a dependência da energia russa;
  • E ainda, os líderes desejam evitar proibições de exportação de alimentos e pedem a outros países que façam o mesmo.

16h49 - Kremlin acusa filho de Biden de financiar laboratórios biológicos

A Rússia acusou hoje o fundo de investimentos Rosemont Seneca Thornton, fundado por Hunter Biden, filho do Presidente norte-americano, e o Fundo Soros de participarem no financiamento de supostos laboratórios de armas biológicas na Ucrânia, patrocinados pelo Pentágono.

16h45 - A Polónia não pagará pelo gás russo em rublos, segundo o CEO da PGNiG

Paweł Majewski, responsável da maior empresa polaca de petróleo e gás, disse que o contrato com a Gazprom prevê um método de pagamento e a Polônia não o alterará.

16h39 - Centro Comercial de Kyiv atingido torna-se ponto de atração turística

Três dias após ter sido atacado com um míssil, um dos maiores centros comerciais de Kyiv transformou-se num ponto de atração turística, enquanto as autoridades tentam limpar os destroços do parque de estacionamento fortemente atingido.

16h30 - Líderes ocidentais querem impedir Rússia de usar reservas de ouro

Os países do G7 e da União Europeia vão sancionar as transações envolvendo reservas de ouro da Rússia, para evitar que Moscovo contorne as sanções impostas pelo Ocidente, anunciou hoje a Casa Branca.

16h25 - O secretário-geral da NATO, Jens Stoltenberg, confirmou que estenderá o seu mandato por mais um ano devido à guerra na Ucrânia

Nas redes sociais o responsável afirmou que "enquanto enfrentamos a maior crise de segurança da nossa geração, estamos unidos para manter nossa Aliança forte e nosso povo seguro".

16h20 - Ginasta ucraniana de 11 anos morre, vítima de bombardeamento russo

Katya Dyachenko, ginasta ucraniana de apenas 11 anos, morreu, esta semana, vítima de uma ação de bombardeamento levado a cabo pelas forças militares russas à cidade de Mariupol.

Notícias ao Minuto [Katya Dyachenko]© Twitter Anna Purtova  

16h00 - ONU aprova resolução que responsabiliza Rússia por crise na Ucrânia

A Assembleia-Geral das Nações Unidas aprovou hoje, com uma esmagadora maioria de 140 votos, uma resolução responsabilizando a Rússia pela crise humanitária na Ucrânia devido à guerra.

15h55 - Conheça 'Lucky', a nova mascote dos socorristas de Kharkiv

Esta é a mascote do Serviço de Emergência da Ucrânia (SES) o corpo de bombeiros, que adotou um coelho resgatado de um incêndio num complexo de apartamentos em Kharkiv, causado pelos bombardeamentos das forças russas.

A história de ‘Lucky’ emocionou os internautas, levando os bombeiros a gravar um vídeo com o pequeno animal, onde contam mais detalhes. Veja aqui esta história.

15h50 - Ocorreu a primeira troca de prisioneiros de guerra, diz vice-primeira-ministra ucraniana

Em um comunicado publicado no Facebook, Iryna Vereshchuk disse que 11 marinheiros civis russos foram devolvidos ao seu país depois de serem resgatados de um navio afundado perto da cidade de Odesa. Em troca, 19 marinheiros civis ucranianos conseguiram voltar para casa depois do seu navio de resgate, o Sapphire, ser capturado pelas forças russas.

15h40 - Mais de mil civis morreram na Ucrânia

A ONU revela que, dos 1.035 civis mortos, “214 são homens, 160 mulheres, 14 meninas e 28 meninos, bem como 38 crianças e 571 adultos cujo sexo ainda é desconhecido.” Há ainda, pelo menos, 1.650 civis feridos.

15h30 - A Marinha da Ucrânia afirma ter destruído um grande navio russo perto da cidade de Berdyansk

Os vídeos das explosões neste navio foram partilhados nas redes sociais e verificados pela SkyNews.

15h26 - Pelo menos seis mortos e 15 feridos em bombardeamento em Kharkiv

Pelo menos seis civis morreram e 15 ficaram feridos hoje num bombardeamento russo em Kharkiv, nordeste da Ucrânia, disse o governador regional no serviço de mensagens Telegram.

15h25 - França e Turquia oferecem-se como intermediários do conflito na Ucrânia

Os Presidentes da França, Emmanuel Macron, e da Turquia, Recep Tayyip Erdogan, ofereceram-se hoje para "acompanhar" as negociações entre a Ucrânia e a Rússia, logo que seja estabelecido um cessar-fogo.

15h23 - Para recordar:

15h20 - Boa tarde. Recomeçamos, nesta quinta-feira à tarde, a nossa cobertura AO MINUTO sobre a invasão russa na Ucrânia. Pode recordar a cobertura da manhã aqui.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório