Meteorologia

  • 23 ABRIL 2024
Tempo
13º
MIN 13º MÁX 24º

Tiroteio em curso no perímetro do aeroporto de Mogadíscio

Um tiroteio está em curso no perímetro seguro do aeroporto da capital da Somália, Mogadíscio, após os extremistas islâmicos do Al-Shabab terem anunciado um ataque a uma zona que abriga embaixadas, revelaram fontes locais e de segurança.

Tiroteio em curso no perímetro do aeroporto de Mogadíscio
Notícias ao Minuto

10:38 - 23/03/22 por Lusa

Mundo Somália

"Há tiros nos arredores do aeroporto e nós sabemos que se trata de um ataque de homens armados (...). As forças de segurança estão agora a responder", disse um membro da segurança do aeroporto, Mohamed Ali, citada pela agência France-Presse.

"Há confrontos armados no interior e falaram-nos de dois homens armados do [grupo extremista] Al-Shabab implicados no ataque", disse à agência francesa Afmed Dahir, empregado num hotel na zona segura do aeroporto.

Na rede social Twitter, a televisão nacional anunciou que "as forças de segurança estão envolvidas num incidente terrorista numa das principais entradas do complexo Halane de Mogadíscio", onde se encontram, entre outras, a representação da ONU e da força da União Africana na Somália (Amisom).

Um 'site' pró-Al-Shabab afirmou que o grupo islamita ligado à Al-Qaida indicou num comunicado que "os seus combatentes fizeram um ataque ao campo de Halane".

Esta zona foi alvo de tiros de morteiro em 2019.

Além do terminal aéreo, a zona segura do aeroporto de Mogadíscio aloja várias embaixadas, assim como instituições e organizações internacionais.

O Al-Shabab, que combate o frágil Governo central da Somália, foi expulso de Mogadíscio em 2011 após uma ofensiva da Amisom, mas controla ainda vastas zonas rurais do país e continua a realizar atentados em alvos governamentais e militares.

Leia Também: Autoridades voltam a adiar a conclusão das eleições na Somália

Recomendados para si

;
Campo obrigatório