Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
17º
MIN 15º MÁX 21º

Nova posição de Espanha sobre Saara ocidental não contradiz UE

O chefe da diplomacia europeia, Josep Borrell, referiu na segunda-feira que a mudança na posição do governo espanhol sobre o Saara ocidental "não contraria" aquela fixada pela União Europeia (UE), que defende uma solução concertada entre as partes.

Nova posição de Espanha sobre Saara ocidental não contradiz UE
Notícias ao Minuto

08:18 - 22/03/22 por Lusa

Mundo Borrell

"A posição da UE continua a mesma, ou seja, o total respeito e apoio às resoluções da ONU", sustentou Borrell após uma reunião entre os Ministros dos Negócios Estrangeiros e da Defesa que decorreu em Bruxelas.

"Qualquer solução para o problema tem de ser encontrada no quadro das resoluções da ONU, o que, aliás, é também o que diz a carta enviada pelo governo espanhol a Marrocos", acrescentou.

Espanha anunciou na sexta-feira uma alteração na sua posição sobre o Saara Ocidental, abandonando a tradicional neutralidade para defender a autonomia apresentada por Marrocos.

Numa carta dirigida por Sánchez ao rei Mohammed VI de Marrocos, tornada pública pelo Gabinete Real de Marrocos, a Espanha "reconhece a importância que tem a questão do Saara para Marrocos" e "considera a iniciativa de autonomia marroquina, apresentada em 2007, como a base mais séria, realista e credível para a resolução deste litígio".

Para a UE a solução "tem que surgir de um acordo entre as partes no âmbito da resolução das Nações Unidas", referiu o diplomata.

"Pelo que li da carta de Espanha, não a contradiz", salientou.

Borrell apontou que, embora a carta espanhola "indique uma preferência" por uma das soluções, o governo de Madrid refere que esta deve ser encontrada "no quadro da ONU" o que é também "exatamente o que defende a UE".

O chefe da diplomacia europeia adiantou que esta questão não foi abordada formalmente no Conselho que decorreu esta segunda-feira, embora tenha falado com o ministro dos Negócios Estrangeiros espanhol, José Manuel Albares, de forma informal.

Segundo a nota divulgada pelo Gabinete Real marroquino, na sua missiva ao rei Mohammed VI, Pedro Sánchez destacou os "esforços sérios e credíveis de Marrocos, no quadro das Nações Unidas, para encontrar uma solução mutuamente aceitável" para a disputa com a Frente Polisário pela ex-colónia espanhola.

Espanha, que ainda é considerada a potência administrativa colonial do Saara ocidental desde que abandonou o território, em 1975, defendeu durante muito tempo que o controlo de Marrocos sobre o Saara ocidental era uma ocupação e que a realização de um referendo patrocinado pela ONU deveria ser a forma de decidir a descolonização do território.

O representante da Frente Polisário na União Europeia e Europa qualificou esta segunda-feira como um "erro estratégico" a recente mudança espanhola na tradicional neutralidade sobre o Saara Ocidental, ao "tomar o lado" da proposta marroquina de autonomia.

Leia Também: Crise académica de 1962 foi um alfobre de dirigentes políticos

Recomendados para si

;
Campo obrigatório